OBRIGADO PELA VISITA.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

MAIS UM PASSEIO CICLISTICO "OS PERNALONGAS"



O grupo de ciclistas “Os Pernalongas” de Campo Formoso tem o prazer de convidar todos os ciclistas da região para o quarto passeio do grupo, que será realizado no dia 19 de dezembro de 2010.

Percurso: saída de Campo Formoso para o povoado de Boa Esperança em um total de 18 km, passando por 06 povoados de Canavieira, Candeias, Vanvana, Lagoa do Pastoreador, Gavião, Tuiutiba.

Programação: Concentração na Praça Castro Alves às 7:30hs da manhã.

Café da manhã: às 8:00hs.

Início do percurso: às 8:20hs.

Almoço: às 12:15hs.

Jogo de futebol entre os Pernalongas x Boa esperança: 14:00hs.

Retorno: às 15:30hs.

Interessados deverão fazer a inscrição com Metusalem Muniz através do telefone (74) 9193-2639, ou na Oficina Moto e Byke com o amigo Gordurinha.

sábado, 27 de novembro de 2010

I FÓRUM DA ECOMOMIA SOLIDARIA DE CAMPO FORMOSO










Na última sexta-feira de 26 no Clube Social, as secretarias de Agricultura e Educação realizaram os eventos: 1º Fórum da Economia Solidaria de Campo Formoso, com o tema: Economia solidária como estratégia de políticas de desenvolvimento socioambiental e a tarde houve a comemoração do dia da Consciência Negra com apresentações culturais Quilombolas. O Fórum contou com vários representantes de Associações comunitárias, exposição de produtos da agricultura familiar e artesanato regional, palestra com Katia Aparecida da SESOL ( Secretária estadual de economia solidaria, representantes de várias entidades e a participação da Prefeita Iracy Araújo e secretários. A tarde as comemorações ficaram por conta das apresentações culturais quilombolas e apresentação de capoeira com os alunos do mestre Farias.

PROJETO MULHER CIDADÃ
















Na última quinta-feira dia 25 de novembro, aconteceu no Salão de Eventos do Hotel Rio das Pedras a entrega de certificados do Projeto Mulher Cidadã - fase II e Mostra de Arte da CODALAP ( Comissão de Desenvolvimento do Artesanato e Lapidação em Pedras). 110 mulheres receberam certificados após a conclusão do curso de 140 horas aula, onde aprenderam pintura em tela bolsas e sacolas, pintura em tecidos e bolsa de sisal. O evento contou ainda com desfile, apresentação de vídeos e exposição de material confeccionados durante o curso e também exposição de arte em pedra feita pelos os artesãos de Campo Formoso. Obras avaliadas em ate quatorze mil reais. A prefeita Iracy Araújo, o Sec. de Obras João Barreto e a Sec. De Ação Social Risoneide Maria estiveram presentes no evento. As imagens mostram o talento das Mulheres que são beneficiarias do Bolsa Família e o talento já conhecido dos artesão de Campo Formoso.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

COMO EXTINGUIR A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER?


Em 25 de novembro é celebrado o Dia Internacional de Luta pela Não Violência Contra a Mulher. Este ano, Salvador será palco da programação nacional, realizada pelo Governo Federal, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia (Sepromi). A programação terá início às 16::00, no Hotel Fiesta (Itaigara), quando os Governos Federal e Estadual reafirmarão o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, pautado pelo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM), que definiu o Estado como o principal responsável no enfrentamento do grave problema.

Durante a solenidade, a ministra da SPM, Nilcéa Freire, apresentará um balanço sobre os avanços promovidos pelo Governo Federal, em parceria com os Governos Estaduais, até o momento. Vinte e quatro estados brasileiros já aderiram ao pacto, exceto os do Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “A violência contra as mulheres não é apenas uma questão das mulheres, mas sim de toda a sociedade”, sintetiza Nilcéa Freire, em nota à imprensa.

No evento, serão entregues, pelo governador Jaques Wagner, 22 carros para Prefeituras de municípios baianos para auxiliar no combate à violência de gênero. Estarão presentes autoridades locais e nacionais.

Dados da Secretaria de Políticas para as Mulheres revelam que o número de serviços especializados aumentou em 161% no período entre 2003 e 2010. Atualmente, existem 889 serviços especializados – 464 delegacias especializadas de atendimento à mulher, 165 centros de referência de atendimento à mulher, 72 casas-abrigo, 58 defensorias especializadas, 21 promotorias especializadas, e 12 serviços de responsabilização e educação do agressor.

No que se refere à Justiça, foram criados – após a promulgação da Lei Maria da Penha – 89 juizados especializados/varas adaptadas de violência doméstica e familiar. É importante notar que, além da criação, muitos recursos têm sido investidos para o aparelhamento ou a reforma das delegacias especializadas, de centros de referência de atendimento à mulher e de casas-abrigo.

Como a música é uma poderosa força de engajamento, a celebração da data se encerra com o show "Por uma vida sem violência II", protagonizado pela cantora Margareth Menezes, na Concha Acústica do TCA, a partir das 18:30. A ideia é celebrar as conquistas e reafirmar a necessidade de uma evolução sociopolítica e cultural de valorização da mulher.

A abertura do evento fica por conta do grupo A Mulherada, Samba de Moça e de Tonho Matéria. Em seguida, será a vez da cantora Margareth Menezes abraçar a causa. "Acho extremamente importante termos um dia mundial de não-violência contra a mulher porque isso é algo que precisa ser definitivamente extinto da sociedade. Qualquer tipo de violência é um absurdo", declara Maga, a diva do afropop. "É uma data que precisa mesmo ser lembrada. Eu, como artista, como mulher, me sinto muito honrada em ter sido convidada para me apresentar num evento dessa importância."

A primeira edição do ato show “Por uma vida sem violência” foi comemorada no dia 25 de novembro de 2007, no Canecão (RJ), em alusão a um ano da Lei Maria da Penha. As músicas tinham a mulher como tema. As estrelas da noite foram Alcione, Margareth Menezes, Elba Ramalho, Lenine, Vander Lee, Tony Platão, André Ramiro e Fred Milianti, Rosemary, dos grupos Moinho e As Chicas.

Texto & Cia Comunicação e Marketing | (GC)

DOUTOR, É AMOR À PRIMEIRA VISITA!


Quase 70% dos brasileiros consideram a sua saúde boa, sendo que 26% a julgam muito boa ou excelente. Entretanto, 60% da população do País fizeram um visita ao médico nos últimos seis meses. Os dados são apontados em pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), que tem por objetivo medir a percepção da população mundial em relação à própria saúde e à forma como cada um se cuida, além de avaliar a relação médico-paciente.

O estudo mostra que 53% dos brasileiros recomendariam o último médico que consultaram e 70% afirmam confiar no profissional que os atende. Esses resultados superam a média mundial de recomendação (44%) e de confiança (67%).

Os índices de confiança mais elevados, superiores a 80%, são detectados em quatro nações: Espanha, Índia, França e Japão, enquanto os mais baixos, inferiores a 50%, foram registrados em Islândia, Reino Unido e Suíça, não havendo um padrão por continente.

Os resultados mostram, ainda, que 60% dos entrevistados em todo o mundo preferem que os médicos digam exatamente o que têm de fazer em vez de dar opções de tratamento para que eles escolham qual seguir.

A primeira fonte de informação sobre saúde usada globalmente é um profissional de saúde (71%), como médicos, enfermeiros, farmacêuticos etc. Em segundo lugar, com 47% das citações, surgem os amigos e familiares, demonstrando a influência do boca a boca, assim como o risco da automedicação.

As informações online aparecem em terceiro lugar, com 30%, mesmo índice obtido pelas TVs.

As opiniões mundiais se dividem quanto a consultar um especialista pela internet: 43% dos pacientes mundiais não usariam a internet para sanar dúvidas com um profissional da saúde; outros 42%, garantem que consultariam um especialista online. No Brasil, apenas 21% usariam a rede.

Sobre a pesquisa

A pesquisa ouviu 22.581 pessoas em 23 países para um amplo levantamento sobre a percepção da população mundial em relação à própria saúde e a forma como cada um se cuida. No Brasil foram entrevistadas 1.373 pessoas. O relatório completo é comercializado pelo Ibope Inteligência.
Por:Rose Guirro, Rafael Presilli e Mariana Bevilacqua | Ketchum | (GC

domingo, 21 de novembro de 2010

HOJE O BLOG COMEMORA UM ANO


Olá amigos leitores, hoje é um dia muito especial pra mim, pois, o Blog completa um ano. Você que lê e comenta, deixando sua opinião é quem faz esse blog existir. Tudo começou quando a direção da Rádio 98 FM resolveu mudar o seu site e criar o espaço para Blogs onde cada locutor deveria criar o seu. Foi quando tive a iniciativa de criar este espaço, atualmente o Blog do Sátiro extrapolou fronteiras e quem lê e compartilha de nossas opiniões também está dando freqüência a notícia. Atualmente 23 seguidores e mais de 5.000 acessos foram realizados durante este primeiro ano o que só tenho que agradecer a todos e pedir que continuem prestigiando este espaço... divulgue, participe! A maior dificuldade de manter um Blog é justamente a falta de tempo para a dedicação que o mesmo merece, pois, é um espaço que precisa estar sempre atualizado afinal as notícias acontecem em uma velocidade incrível. O blogueiro promete melhorar! Mais uma vez agradeço a todos, aos amigos do site campoformosonoticias pelo espaço e em breve estará também em outros portais. Que o Blog continue a completar aniversários, para que juntos possamos cultivar boas ações, fazer novas amizades, alimentar novas idéias, trocar muitas experiências e dar freqüência as noticias!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ATITUDE, O MELHOR REMÉDIO CONTRA A DENGUE





Nesta sexta-feira (19), foi realizado mais um dia “D” de combate ao mosquito da dengue. A Secretaria Municipal de Saúde, através dos agentes de endemias e alunos da rede municipal e estadual de ensino, realizaram essa mobilização com o tema: Atitude, o melhor remédio contra dengue. Depois da concentração em frente ao Hotel Rio das Pedras e passeata pelas ruas da cidade em direção a Concha Acústica os alunos fizeram as suas apresentações, conscientizando sobre a importância do combate ao mosquito, demonstrando consciência do problema e sendo agentes multiplicadores das informações.

CONDOMÍNIO VIDA NOVA CAMPO FORMOSO





Segundo o engenheiro da construtora LMarquezzo, Antonio Carlos Oliveira, cerca de 60% da obra já foi concluída e que a previsão para a entrega será no fim de março ou em meados de abril de 2011. Os dez prédios já estão na altura final e em dezembro a perspectiva é que já estejam seis prédios prontos. No total 180 funcionários estão trabalhando na construção dos apartamentos, sendo apenas 1% dessa mão de obra não e de Campo Formoso. Esses profissionais estão sendo qualificados com novas técnicas de construção e segurança no trabalho. Segundo Juracy Vilas Boas, Mestre de Obras, ainda há vagas de pedreiros e que mais funcionários serão contratados para a fase de acabamento. Juracy falou ainda que Campo Formoso não atende a demanda necessária de material para a construção do projeto, apenas areia, brita e cimento são adquiridos na cidade. O Condomínio Vida Nova Campo Formoso tem no seu total 256 apartamentos, com sala, cozinha e área de serviço, dois quartos e banheiro. Se morarem quatro pessoas por apartamento terá mais de mil pessoas residindo neste condomínio que também contará com campo e futebol, praça, quiosque, ruas calçadas e saneamento. Outros benefícios irão chegar valorizando ainda mais aquela área da cidade.

GRUPO TOCA DE TEATRO EM CAMPO FORMOSO




O Toca de Teatro é um coletivo de atores que surgiu a partir do encontro de jovens artistas na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, em 2006. O grupo vem desenvolvendo um trabalho contínuo de formação e pesquisa teatral. Fazem parte da trajetória do Toca, profissionais renomados no ambiente artístico-cultural, como: Luiz Marfuz, Meran Vargens, Hebe Alves, Carol Vieira, Daniel Marques, Iami Rebouças, entre outros. Na última quarta – feira dia 17, o Grupo Toca de Teatro esteve em Campo Formoso apresentando o espetáculo ATIRE A PRIMEIRA PEDRA baseado na obra A vida como ela é... de Nelson Rodrigues, o espetáculo é o resultado de um processo de pesquisa sobre o universo rodrigueano que traz como diferencial a treatralidade escancarada e fortes referências ao melodrama. A concepção do espetáculo opta pelo relevo da presença forte do trabalho do ator e, especialmente, por refletir sobre uma parte do universo feminino brasileiro, a partir das inquietações e provocações contidas nos contos de Nelson. Membros da equipe participaram do Programa 98 Notícias falando do grupo e convidando para o espetáculo, a Professora Nildinha do Culturart lebrou que o Auditório do Colégio Augusto Galvão estaria reduzido justamente devido à montagem do cenário e que as pessoas chegassem cedo para comprar o seu ingresso que custou R$4,00 e foi isso que aconteceu muita gente queria assistir e não conseguiu o espaço é pequeno quem não chegou cedo perdeu um excelente espetáculo.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: VEM AÍ TEMPORADA DE FEBRÃO SE MANÉ NÃO CUMPRIR SUA MISSÃO


Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública do mundo. Conforme projeção do Ministério da Saúde, com a temporada de chuvas, os riscos de surtos da doença serão ainda maiores em 2010 e 2011. Por isso, a campanha de combate à dengue, desenvolvida pela Agnelo Pacheco, eleva o tom da comunicação e chama à responsabilidade o conjunto da população brasileira, por meio de um comando bem direto: “Dengue. Se você agir, podemos evitar”.

A ideia é sensibilizar a sociedade de uma maneira assertiva: “É uma comunicação olho no olho. Percebemos que falar com todo mundo pode significar não falar com ninguém. Por isso escolhemos utilizar o ‘você’, para mostrar as conseqüências das atitudes de cada cidadão”, afirma Gui Pacheco, diretor da Agnelo Brasília e diretor de criação da campanha, em nota à imprensa.

O filme de lançamento mostra peças gigantes de dominó, com rostos de pessoas estampados. Uma peça cai sobre a outra, enquanto o locutor fala dos números alarmantes da doença que derruba os brasileiros. Um apresentador interrompe o efeito dominó e afirma que podemos evitar a dengue, mobilizando a população.

As mensagens de prevenção trabalham na linha de depoimentos. “Histórias que poderiam acontecer com qualquer um sensibilizam mais”, justifica Gui Pacheco.

As peças gráficas valorizam bem o selo conceito da campanha, que tem um enxoval completo de peças de mídia e não mídia, além de peças dirigidas a segmentos específicos e a uma vasta rede de parceiros.

Escolas de Campo Formoso terão ensino integral

Bons ventos sopram em Campo Formoso. Através do Programa Mais Educação, do Governo Federal, em parceria com o MEC e Prefeitura, três escolas na sede do município terão ensino integral, são elas: Creche Casulo Dr. Heraldo Rocha, Escola Antônio Ferreira de Araújo e Escola Maria Anita Miranda Rocha.

Os alunos permanecerão 7 horas diárias na escola, desenvolvendo atividades educativas que envolvem assuntos relacionados a meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educação e comunicação, educação científica e econômica.

Com a ampliação da jornada escolar, aumenta também a oportunidade de aprendizagem, diminuição da evasão escolar, erradicação do trabalho infantil e mais proteção à criança, em um ambiente adequado.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Campo Formoso

Prefeitura e Sociedade, juntos no combate ao mosquito da dengue

Na próxima sexta-feira (19), será comemorado o dia “D” de combate ao mosquito da dengue. A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com alunos das redes municipal e estadual de ensino, convidam toda a população para essa mobilização, que tem como tema: Atitude, o melhor remédio contra dengue.

Confira a programação:

07 horas – Concentração em frente ao Hotel Rio das Pedras

08 horas – Passeatas pelas ruas da cidade em direção a Concha Acústica

09:30 horas – Palestra sobre a dengue com educador da 28° Dires

10:30 horas – Apresentação das escolas

Fonte:Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Campo Formoso

CAPS promove caminhada de inclusão social

Com objetivo de proporcionar uma maior inclusão social aos usuários do CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), será realizado na próxima quinta-feira, dia 18, a partir das 08 horas a Caminhada de Alegria.
A concentração será no próprio CAPS, em direção ao Ginásio de Esportes, onde os usuários serão beneficiados com diversos serviços, tais como: cabeleireiros, dosagem de glicemia, realização de preventivos, atividades de educação física, alongamento e ainda haverá apresentações teatrais. Será uma manhã de alegria e descontração

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

CAMPANHA ELEITORAL TEVE NÍVEL BAIXO PARA 33,5% DOS ADOLESCENTES BRASILEIROS


Uma pesquisa feita pela Habbo Hotel, maior comunidade virtual do mundo voltada para o público adolescente, aponta que os jovens ficaram divididos em relação à vitória de Dilma Rousseff na eleição do último domingo. Ao contrário do resultado das urnas, a enquete feita no Habbo revelou que 50,8% dos internautas ficaram felizes com o triunfo da petista, enquanto 49,2% desaprovaram o pleito.

Os adolescentes também opinaram sobre o futuro governo de Dilma Rousseff. A expectativa de 34% dos jovens é ótima; 26% acreditam que a gestão da petista será boa; 24% aposta em um governo regular, enquanto 15% afirmaram que será péssima; 8% disseram que será ruim.

De acordo com a enquete, a educação deve ser prioridade de Dilma Rousseff para os próximos quatro anos, com 41,7%. Depois da educação, na opinião dos jovens, vem a saúde (40,7%). Para os adolescentes, o emprego vem em terceiro lugar, com 12,9% da preferência; e a cultura, na quarta posição, com 4,5%.

Os adolescentes que participaram da enquete no Habbo Hotel acreditam que a melhor forma de ajudar o novo governo é mantendo-se informado sobre os acontecimentos (30%). Para 28% dos participantes, ajudar no desenvolvimento dos projetos que serão apresentados é uma colaboração oportuna para o novo governo; mas 25% afirmaram que o melhor jeito de prestar auxílio é cobrando tarefas das autoridades.

Os jovens também opinaram sobre a campanha eleitoral, que se encerrou em 29 de outubro: 33,5% dos internautas classificaram-na como de baixo nível; 25% afirmaram que o tempo das mensagens exibidas nas midias foi imprescindível para que se fizesse uma boa escolha no dia da eleição; 21% admitiram que a campanha não ajudou na escolha; e 20% não acompanharam os programas eleitorais e os debates.

A pesquisa, que ficou disponível no site do Habbo Hotel nesta quarta-feira, 3 de novembro, foi respondida por 12.221 pessoas.

Sobre o Habbo Hotel (www.habbo.com.br)

Habbo Hotel é uma comunidade virtual para adolescentes com idades entre 13 e 17 anos. Eles participam criando um personagem online chamado Habbo e podem escolher sexo, cabelo, roupas, sapatos e acessórios. A partir de então podem explorar os vários ambientes e acontecimentos do hotel, fazer novas amizades, participar de vários jogos, decorar seus quartos, criar atividades com os amigos e exercitar a auto-expressão.

A versão em português da comunidade abrange brasileiros e portugueses desde fevereiro de 2006 e tem mais de 27 milhões de personagens, com cerca de 800 mil novos hóspedes por mês e 17 milhões de visitas mensais. O mundo virtual está presente em 31 países nos cinco continentes e já contabiliza 178 milhões de personagens criados, com visitas de 15 milhões de usuários individuais a cada mês.

Sobre a Sulake (www.sulake.com)

Sulake é uma companhia de entretenimento online focada em comunidades virtuais e redes de socialização. O principal produto da Sulake é o Habbo, uma das comunidades virtuais para adolescentes que mais crescem no mundo. A marca Habbo vem sendo ampliada para incluir produtos do mundo real. A Sulake surgiu em 2000 e quase dobra seu faturamento anualmente. Os principais acionistas da Sulake são: Taivas Group, Elisa Group, 3i Group plc, e Balderton Capital, seguido de Movida Group (de origem japonesa), os fundadores Sampo Karjalainen e Aapo Kyrölä, o CEO Timo Soininen, entre outras pessoas. A Sulake tem escritórios em 13 países. Sua sede fica em Helsinque, Finlândia, e atualmente a companhia tem 270 funcionários em todo o mundo.

VAZAMENTO DE DADOS: FALTA CONSCIENTIZAÇÃO


O Tribunal de Contas da União (TCU) acaba de publicar um relatório constatando que a maioria dos órgãos públicos (65%) não possui políticas de segurança da informação adequadas. Há pouco tempo também assistimos ao vazamento de milhões de dados de estudantes que estavam inscritos para o Enem. A lista poderia ser maior: se incluirmos dados globais, que não são 100% catalogados, chegaríamos a números preocupantes.
Mais alarmante que os números revelados no relatório do TCU está o fato de que esse trabalho não aponta indícios claros de melhorias nos indicadores. Por estatísticas de mercado, vê-se que não apenas no setor público como também no mercado corporativo há espaço para o avanço de tecnologias para proteção de dados sob a salvaguarda das empresas.
De acordo com a entidade Open Security Foundation, que reúne estatísticas de vazamentos de informação ocorridas no mundo inteiro, 19% desses incidentes referem-se ao roubo ou à perda de notebooks. O Gartner estima que um laptop seja roubado a cada 53 segundos; e desses, apenas 30% são recuperados. Mesmo sendo historicamente o item mais relevante e que tira o sono de muitos gestores de risco e compliance das empresas, o risco da perda de informações associadas a computadores portáteis pode ser facilmente atenuado.
Apesar de terem sido gastos 200 milhões de dólares em diferentes tipos de software para segurança no ano de 2009 no Brasil, de acordo com a consultoria IDC, as medidas de segurança estão em constante desenvolvimento. Concomitante à evolução das tecnologias de proteção de dados estão os avanços nas formas de fraude. Logo, os investimentos não devem ser pontuais e sim recorrentes. As medidas de segurança devem estar em constante aprimoramento.
Notadamente é preciso rever não apenas o emprego, mas também a adequação destas medidas em cada caso particular. Os gestores da área de segurança da informação nas empresas devem estar conscientes de seu papel e de como um incidente desta natureza pode trazer inúmeros prejuízos financeiros e em termos de imagem, afetando inclusive outras empresas envolvidas.
Ter seus dados particulares devassados ou usados de maneira indevida não é nada agradável. Mais que isso, pode ser muito perigoso. Com a maior atenção dada pela mídia aos eventos recentes, a cultura da (falta de) segurança digital tende a mudar. Será cada vez menos aceitável ter seus dados vasculhados ou até mesmo poderemos sonhar com o dia em que teremos leis federais que disciplinem o assunto. Até lá, proteja-se da melhor maneira e exija que seus parceiros de negócio façam o mesmo.
Por: Rodrigo Moura Fernandes.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Prefeitura e Sociedade, juntos no combate ao mosquito da dengue

O dia 19 de novembro será o dia “D” de combate ao mosquito da dengue. A Secretaria Municipal de Saúde e alunos da rede municipal e estadual de ensino, convidam toda a população para essa mobilização, que tem como tema: Atitude, o melhor remédio contra dengue.

Confira a programação:

07 horas – Concentração em frente ao Hotel Rio das Pedras

08 horas – Passeatas pelas ruas da cidade em direção a Concha Acústica

09:30 horas – Palestra sobre a dengue com educador da 28° Dires

10:30 horas – Apresentação das escolas

Dia da cultura foi comemorado na Biblioteca Municipa




Foi comemorado na última sexta-feira, dia 05, na Biblioteca Municipal Rômulo Galvão, o Dia da Biblioteca e o Dia da Cultura. E para festejar, a Prefeitura de Campo Formoso através da Secretaria Municipal de Educação convidou jovens e crianças para um dia de cultura e lazer que contou com: Hora do Conto/ Oficina de Artes/ Cineminha a Era do Gelo/ Teatro de Fantoches e Oficina de Poesias.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Campo Formoso.

Nova iniciativa na saúde garante um melhor atendimento




A equipe de Enfermeiros, Técnicos de Enfermagens e Agentes Comunitários de Saúde do Posto Mutirão, se mobilizaram para oferecer um atendimento mais aproximado e divertido às comunidades mais carentes da sede do município. A iniciativa partiu dos próprios funcionários do posto, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

A equipe parte para os bairros fantasiados de palhaços, com sacos de balas e pirulitos atraindo a molecada para oferecer atendimentos como: atualização das vacinas, acompanhamento do Bolsa Família, auferiação de pressão arterial, teste de glicemia e ainda ações educativas sobre higiene em geral.

As visitas já estão acontecendo há quase um mês. Ficaram uma semana no Campo de Avião, outra no Bairro São Francisco e essa semana no Bairro do Sucesso.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Campo Formoso

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

MAIS GARANTIA AO PRODUTOR RURAL

A Secretaria de Agricultura em parceria com EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), concluiu no dia 1º de novembro o cadastro de 1.183 produtores do Programa Garantia Safra, Safra Verão 2010/2011. A Prefeitura arcou com a taxa de R$ 2,20, que seria paga pelo produtor, com isso assegura o direito de uma indenização de R$ 640,00 por produtor caso haja uma perca superior a 50% da safra de feijão, milho, mamona no município de Campo Formoso.

Fonte: Assessoria de Cominicação da Prefeitura de Campo Formoso

SESAB esclarece procedimentos para marcação de exames

A SESAB (Secretaria de Saúde da Bahia) ampliou o serviço do procedimento de Mamografia Bilateral até dezembro de 2010. O Mutirão de Mamografia, como passou a ser chamado, começou no dia 15 de outubro e estará disponível até o dia 31 de dezembro de 2010.

A marcação do procedimento será por meio de ligação gratuita para SESAB/ATENDE o nº é 0800 724 6565, onde estará disponível a marcação direta dos usuários, ou ainda através do e-mail sesabatende@hotmail.com. No site constará a relação das unidades executoras e respectivos municípios onde estão localizados os atendimentos. E, também, estará disponível no SESAB/ATENDE no momento do atendimento e agendamento do exame.

Para realizar o exame o usuário deve atender os seguintes requisitos: ser mulher entre 35 a 110 anos; possuir solicitação médica da Mamografia Bilateral; possuir o cartão do SUS e levar o documento de identidade (RG).


Fonte: Assessoria de Comunicação da prefeitura de Campo Formoso

terça-feira, 2 de novembro de 2010

ALÔ, ALÔ, TEREZINHA, TEM PRODUTOS ORGÂNICOS NA SUA CESTINHA?


A GfK, quarta maior empresa de pesquisa de mercado no Brasil e quarto maior grupo mundial do setor, avaliou a presença dos produtos orgânicos (alimentos sem agrotóxicos, carne sem hormônios ou sem antibióticos) na cesta de compra dos brasileiros. De acordo com o estudo, 42% dos entrevistados nunca adquirem produtos orgânicos. A diferença de consumo entre as classes sociais é grande. Os integrantes das classes C e D, com 52%, são os que menos compram alimentos desse tipo. Nas classes A e B o índice dos que nunca compram cai para 33%.
“Embora os produtos orgânicos tenham um apelo de saudabilidade, que é cada vez mais forte junto aos consumidores, a percepção em geral da população é que possuem preços mais altos que os similares não-orgânicos, mesmo que em alguns casos isso já não corresponda à realidade. Essa percepção faz com que muitos consumidores nem incluam este tipo de produto na sua opção de compra, em especial aqueles consumidores com maior restrição orçamentária, de classes C e D”, explica Mário Mattos, diretor de marketing da GfK.

Além das discrepâncias de comportamento entre as classes, a pesquisa revela ainda que aspectos regionais também interferem na aquisição dos produtos orgânicos. No Nordeste do País está concentrada a maior parte dos entrevistados que nunca compram tais produtos, com uma taxa de 48%.
Na Região Metropolitana de São Paulo (excluindo a capital), a percentagem é de 47% e apresenta um contraste com a capital, com 39%. De acordo com Mattos, isso ocorre especialmente em função da maior concentração de classes com maior rendimento (A e B) na capital em relação ao restante da Região Metropolitana.

Ao avaliar por faixa etária, destacam-se entre os que nunca compram orgânicos aqueles que têm idades dos 25 aos 34 e dos 45 aos 55 anos, com 44% e 45% respectivamente.
Nota-se ainda que a compra de orgânicos se dá mais entre os mais velhos. Entre os 8% que afirmam comprar sempre alimentos sem agrotóxicos, hormônios ou antibióticos, 16% têm mais de 56 anos.
A preocupação e cuidado com a saúde tende a ser maior entre as pessoas de mais idade, gerando maior mudança em hábitos alimentares”, afirma Mattos.

A pesquisa, realizada em julho deste ano, ouviu 1.000 pessoas, a partir dos 18 anos, de 12 cidades das regiões metropolitanas brasileiras: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

UMA RESPOSTA QUE ATÉ CANDIDATOS “IMPERGUNTÁVEIS” SÃO CAPAZES DE DAR


O WWF-Brasil lança o movimento “Cuidar da natureza é cuidar da vida” sobre a importância da conservação da biodiversidade, como um alerta às consequências que o descuido com a natureza pode provocar. Associada à meta do WWF-Brasil de contribuir para que a sociedade brasileira alcance o desmatamento zero até 2015, a iniciativa teve uma primeira etapa que, durante o mês de setembro, instigou a população a responder à pergunta “O que você precisa pra viver?”. Sem saber que o WWF-Brasil era o autor da campanha idealizada pela Repense, foram enviadas respostas variadas. Neste 18 de outubro, ao lançar o movimento, a organização dá a resposta “Para viver você precisa que a natureza também viva”, acompanhada de uma lista com 10 áreas prioritárias para a criação de novas unidades de conservação na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.
Amor, amigos, sol, saúde e família foram as principais respostas da primeira etapa coletadas nas ruas, no Twitter, no Facebook e no Youtube. “A ausência da natureza nesse tipo de preocupação mostra a necessidade de valorização desse tema na opinião pública nacional”, afirma Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil. “Esse processo de conscientização sobre o papel que a biodiversidade tem na vida de todos nós é mais urgente do que nunca, pois não é exagero dizer que, vivemos uma crise de biodiversidade, que coloca em risco a nossa saúde e meios de subsistência. Podemos reverter essa situação, por isso a campanha pretende indicar soluções para a sociedade brasileira.”
A resposta “Para viver você precisa que a natureza também viva” sustenta sua argumentação na manutenção dos serviços ecológicos, como o equilíbrio climático e a prevenção e recuperação de desastres ambientais; no uso direto da biodiversidade, como os recursos naturais que fornecem remédios, fibras e combustíveis para a garantia do nosso bem-estar; na segurança de estoques de alimentos naturais como peixes, frutas e verduras; e no uso público, pois as áreas protegidas também podem ser fonte de lazer e aprendizado. Sem esquecer os benefícios econômicos, pois a biodiversidade é um recurso do qual dependem famílias, comunidades e gerações futuras.
A campanha de comunicação integrada desenvolvida pela Repense inclui ações on-line, com foco nas mídias sociais, estratégia de propaganda e ações de mobilização urbana para implementação nos próximos meses.
Grandes empresas também aderiram à primeira etapa do movimento, apoiando a disseminação da mensagem. O Walmart Brasil veiculou a vinheta “O que você precisa para viver?” em quatro mil televisores em suas lojas por meio de seu canal TV Walmart; o Yazigi divulga mensagens em sua rede que conta com 420 escolas; a Seguros Unimed espalhou peças da campanha por sua comunicação interna; os hotéis da rede Sol Meliá em Brasília prepararam uma comunicação especial para engajar os hóspedes no movimento, com cartazes nos elevadores e cartões-postais na recepção; e a indústria farmacêutica Boehringer Ingelheim programou a distribuição de cartões postais da campanha e sementes para o público do Edifício Rochaverá, o primeiro empreendimento greenbuilding de São Paulo.
WWF-Brasil propõe a criação de unidades de conservação em 10 áreas prioritárias
Em tempos relativamente recentes, o mundo começou a perder espécies e habitats a uma velocidade alarmante. Na área de farmacologia, a estimativa é que entre 50 mil e 70 mil espécies vegetais sejam fontes de ativos para uso na medicina tradicional e moderna em todo o mundo. A poluição, o uso excessivo dos recursos naturais e a expansão urbana e industrial levam muitas espécies à extinção. A cada ano, aproximadamente 17 milhões de hectares de floresta tropical são desmatados. Avaliações sugerem que, se esse ritmo se mantiver, entre 5% e 10% das espécies que habitam as florestas tropicais poderão estar extintas dentro dos próximos 30 anos.
Por isso, uma ação diretamente ligada ao movimento é a proposta de criação de unidades de conservação em dez áreas prioritárias. Estes espaços instituídos pelo poder público terão a finalidade de conservar as características naturais relevantes em cada área. A lista criada pelo WWF-Brasil é uma sugestão para o governo brasileiro alcançar, ainda em 2010, as metas de cobertura natural protegida por unidades de conservação estabelecidas pela Convenção sobre Diversidade Biológica da Organização das Nações Unidas (CDB).
Os focos são a Reserva Extrativista Baixo Rio Branco – Jauaperi (Amazonas), o Parque Nacional dos Lavrados (Roraima), o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros (Goiás), o Parque Nacional Boqueirão da Onça (Bahia) e outras unidades no Cerrado do Amapá, no Tabuleiro do Embaubal (Pará), no Croa (Acre), no extremo Sudoeste do Pantanal e em Bertioga, São Paulo. No âmbito da CDB, o governo brasileiro se comprometeu a garantir a cobertura, por unidades de conservação, de 10% em cada bioma (conforme a área original) e de 30% na Amazônia. Hoje, somando todas as unidades existentes no País, ainda resta proteger aproximadamente 2,5% do território nacional em área terrestre e 8,5% em área marinha.

Sobre o WWF-Brasil (www.wwf.org.br/cuidardanatureza)

O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o País e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.