OBRIGADO PELA VISITA.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Oficina no Submédio conclui apresentação do Plano de Comunicação


A CDLJ Publicidade, empresa responsável pela execução do programa de comunicação do CBHSF, realizou no última quinta-feira (13.09), na cidade de Campo Formoso, na Bahia, a última Oficina Participativa de Comunicação, finalizando o processo de interlocução com os membros do Comitê sobre o tema. A oficina reuniu os membros da CCR do Submédio São Francisco, contando ainda com as presenças de comunicadores locais e representantes de comitês afluentes do São Francisco, entre os quais os do Rio Pajeú, que corta o território pernambucano, e do Rio Salitre, na Bahia.
Como em outras oportunidades, a oficina constou de uma apresentação geral do programa, feita pela coordenadora de Comunicação Malu Follador, e uma parte de envolvimento maior dos membros, que, distribuídos em grupos de trabalho, sugeriram estratégias para tornar a comunicação mais eficaz na região, atingindo os diferentes públicos.
A Oficina Participativa de Comunicação cumpriu o objetivo de informar internamente sobre o Plano de Comunicação do CBHSF. O primeiro encontro realizado reuniu os membros da Direc, no mês de maio, na cidade de Belo Horizonte/ MG. A segunda oficina ocorreu em junho, também na capital mineira, reunindo os membros da CCR do Alto São Francisco. A terceira, no mês de julho, reuniu em Penedo/AL os membros da CCR do Baixo São Francisco. A quarta oficina foi aplicada para os membros da Câmara Técnica de Plano, Progrmas e Projetos - CTPPP, no mês de setembro, em Brasilia/DF. Finalmente, o quinto encontro foi realizado com os membros da CCR do SubMédio. Existe ainda a possibilidade de a Oficina de Comunicação ser realizada junto aos povos tradicionais: proposta neste sentido foi encaminhada à Direc.



Câmara do Submédio realiza reunião em Campo Formoso


A Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco realizou reunião nos dias 12 e 13.09 na cidade baiana de Campo Formoso, a 401 quilômetros de Salvador, para discutir temas do interesse da CCR e do próprio CBHSF. Ao final, uma das decisões mais significativas foi a de se realizar visita, num prazo de 30 dias, a experiências hidroambientais de referência, a exemplo do Base Zero, em Pernambuco, como forma de indicar ajustes às intervenções previstas para a região. As obras a serem realizadas propõem benefícios para a nascente do rio Pajeú e a microbacia do Córrego da Onça, respectivamente nos municípios de Brejinho e Afogados da Ingazeira, ambas em território pernambucano.
Outra questão importante discutida durante o encontro diz respeito às vagas nunca ocupadas pelo Estado da Bahia na composição do Comitê do São Francisco. A ideia é que a CCR sugira ocupantes para estas vagas, que posteriormente precisariam ser validados pela plenária. Definiu-se ainda pela proposição de uma moção para requerer o enquadramento da região do entorno da Barragem de Sobradinho, na Bahia, na área de jurisdição da CCR do Submédio São Francisco. Segundo os membros da CCR, todos os documentos relativos à própria criação do Comitê comprovam o enquadramento nessa região.
Ao longo dos dois dias de reunião, os membros também discutiram sobre questões regimentais, participaram da Oficina de Comunicação, promovida durante a manhã do dia 13 pela Assessoria de Comunicação do Comitê do São Francisco, e, por último, no período da tarde desse mesmo dia, realizaram uma visita técnica ao leito do Rio Pacui, considerado único rio perene da Bacia do Rio Salitre, localizada na região.
Conduzida pelo coordenador da CCR do Submédio, Antonio Carlos Valadares, o Totonho, a reunião da CCR do Submédio ocorreu no Colégio Glicínia Carvalho, em Campo Formoso, e contou com a participação, além de membros da Câmara Consultiva, de representantes dos Comitê dos Rios Pajeú e Salitre e também da prefeita de Campo Formoso, Iraci Andrade, que se pronunciou na abertura do evento destacando a necessidade de união para enfrentar os sérios problemas do Rio Salitre, que corta o município.

FICHA TÉCNICA:


Fotos: Malu Follador, Suzana Alice Pereira, Ricardo Coelho

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação do CBHSF