OBRIGADO PELA VISITA.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Bahia terá nova configuração territorial a partir de 2012

O Plano Plurianual 2012-2015 contemplará uma reconfiguração territorial para o Estado da Bahia. As alterações estão explicitadas em duas resoluções do Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial (Cedeter), publicadas no Diário Oficial do Estado. Entre as mudanças está a troca do nome de três Territórios de Identidade, a migração de três municípios para outros territórios, bem como a criação de um novo Território de Identidade.

O Cedeter, presidido pelo secretário do Planejamento, Zezéu Ribeiro, também aprovou alterações de nomes dos Territórios de Identidade. O Agreste de Alagoinhas / Litoral Norte passa a se chamar Litoral Norte e Agreste Baiano. O Território do Oeste Baiano ganha a nomenclatura de Bacia do Rio Grande, enquanto o de Itapetinga receberá a denominação de Médio Sudoeste da Bahia.

As resoluções também preveem a migração de três municípios que passarão a integrar outros Territórios de identidade. Miguel Calmon (367 quilômetros de Salvador) fará parte do território Piemonte da Diamantina (antes era do Piemonte do Paraguaçu). O município de Iramaia (a 311 quilômetros de Salvador), por sua vez, será transferido do território Vale do Jequiriçá, do qual faz parte atualmente, para o território Chapada Diamantina. Por fim, Ibirapitanga (a 333 quilômetros da capital) sai do território Litoral Sul e vai para o Baixo Sul.

No Diário Oficial do Estado do dia 25 de maio também foi publicada a criação do Território de Identidade Costa do Descobrimento, desmembrado do Território do Extremo Sul. Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro são os municípios que passam a compor o Costa do Descobrimento.

Todos os pleitos de reconfiguração territorial no Estado da Bahia foram avaliados pelo plenário do Cedeter, que levou em consideração nas suas decisões os princípios da política de desenvolvimento territorial, visando adequar o recorte territorial às questões relativas aos aspectos socioeconômicos, culturais e, especialmente, de pertencimento.

“Nesse processo, foi fundamental manter a coerência com os princípios norteadores desta política. Ampliamos os debates, visitamos os territórios e incentivamos a construção de consensos nos colegiados territoriais”, enfatizou o secretário do planejamento e presidente do Cedeter, Zezéu Ribeiro. O Cedeter é um instrumento territorial de empoderamento social e de gestão participativa que foi instalado na Bahia de forma pioneira no Brasil.

“O novo recorte territorial deverá ser validado com a aprovação do Plano Plurianual 2012-2015 na Assembleia Legislativa e entrará em vigor a partir de janeiro de 2012”, salientou o secretário Zezéu Ribeiro.

A secretaria executiva do Cedeter, Marília Mattos, destaca que o próximo desafio do Conselho será a definição das estratégias para iniciar os procedimentos necessários à homologação dos Colegiados Territoriais, conforme dispõe a Resolução Nº 02, de 25 de fevereiro de 2011. “Para isso, os territórios deverão realizar amplo processo de mobilização social, seguindo os princípios da legitimidade, representatividade e diversidade”, indica.

A próxima reunião ordinária do Cedeter acontece dia 10 de junho, no Hotel Portobello, em Salvador. Na pauta está previsto o debate sobre a estratégia de acompanhamento da sistematização das propostas do PPA Participativo 2012-2015 e para a homologação dos Colegiados Territoriais de Desenvolvimento Sustentável (Codeter).

Campo Formoso se prepara para realização do Arraiá da Freguesia 2011


Circuito alternativo abre as comemorações do padroeiro do município



A Prefeitura de Campo Formoso já deu início à montagem do portal de entrada do Arraiá da Freguesia. Em 2011 o festejo, em homenagem ao padroeiro do município, trás o tema “Forró, Tradição e Alegria” e acontece de 11 a 13 de junho, na Praça Getúlio Vargas. “Mesmo com recursos limitados, não estamos deixando morrer a tradição da festa do padroeiro de nosso município”, destaca a prefeita Iracy Araújo.

Dalmo Funchal, Moleca 100 Vergonha, Zelito Miranda, Flávio Leandro, Léo Magalhães, Banda Talismã, Carlos Pita, Malla 100 Alça e Tio Barnabé são as atrações da décima quinta edição do Arraiá da Freguesia.

Sucesso em 2010, o Circuito Alternativo foi mantido na programação junina de Campo Formoso deste ano e anima a população que circula pelo centro da cidade nos dias que antecedem o Santo Antônio. Nos dias 9 e 10 de junho, a partir das 14 horas, a Praça Herculano Menezes vira palco de apresentação de quadrilhas das escolas municipais e de atrações musicais da região. O grupo Culturart também apresenta o Casamento Matuto e a Lenda de Santo Antônio.





Programação:

Dia 11 de junho – Dalmo Funchal, Moleca 100 Vergonha, Zelito Miranda

Dia 12 de junho – Flávio Leandro, Léo Magalhães, Banda Talismã

Dia 13 de junho – Carlos Pitta, Malla 100 Alça, Tio Barnabé



Fonte:
Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Campo Formoso

Rua Irecê abre, na sexta, o circuito dos bairros do São João bonfinense 2011

A cidade de Senhor do Bonfim e o seu povo começam, neste 1º de Junho, a encarnar a mais envolvente de suas tradições culturais. A música junina presente na programação da grande mídia nacional, em Senhor do Bonfim está na programação musical de todos os meios de divulgação.
Na próxima sexta-feira, 3 de junho, a Capital Baiana do Forró abre a temporada junina 2011 com o tema Tradição e Alegria no maior São João da Bahia. O primeiro palco já tem endereço certo. Será a Rua Irecê, bairro central e centralizador de figuras e festejos inesquecíveis. É onde o primeiro grito de guerra oficial abrirá um São João dos mais consagrados do país.
Nessa, sexta, a partir das 20 horas, terá início o circuito São João nos Bairros. Haverá o Concurso da Rainha, conjuntos musicais, apresentações culturais, diversidades e acima de tudo muita sanfona e forró pé-de-serra.
No sábado (dia 4) e domingo (dia 5) as quadrilhas, licores, rodas, iguarias, fogueiras, bandas, barracas, mesas sortidas, rojões e alegrias irão para os bairros de Casas Populares e Santos Dumont. Esse primeiro circuito continuará nos fins de semanas seguintes com mais três embalos: Alto da Maravilha, Gambôa e Olaria.



Roteiro do Circuito Forró nos Bairros:
• 3/6 Sexta-feira – Rua Irecê
• 4/6 Sábado – Casas populares
• 5/6 Domingo – Santos Dumont

• 10/ 6 Sexta-feira – Alto da Maravilha
• 17/6 Sábado – Gambôa
• 18/6 Domingo – Olaria

Governo Cuidando de Nossa Gente Assessoria de Comunicação Social