OBRIGADO PELA VISITA.

domingo, 7 de agosto de 2011

3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPO FORMOSO

As conferências de Saúde são espaços democráticos de construção da política de saúde.Mais que um instrumento legal de participação popular, a conferência significa o compromisso do gestor com as mudanças no sistema de saúde e tem por objetivo: avaliar e propor diretrizes da política para o setor saúde; discutir temas específicos para propor novas diretrizes da política de saúde; escolher delegados para as conferencias estadual e nacional. Com o tema “ Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Políticas Públicas, Patrimônio do Povo Brasileiro”. A 3ª Conferência Municipal de Saúde de Campo Formoso alcançou o seu objetivo tanto em números de pessoas envolvidas, participaram 250 pessoas, quanto na apresentação de propostas e no quesito organização do evento que contou com a presença do Secretário Estadual de saúde, Dr. Jorge José Santos Pereira Solla, da Diretora da 28ª DIRES Dra. Joselma Alves, Dra. Pollyana Malta Araújo- Secretária Municipal de Saúde. Dra. Iracy Andrade Araújo- Prefeita Municipal, Carlos Alerto Silva Lopes – Vice Prefeito, Antonio Carlos Nascimento Jr – Presidente da Câmara de Vereadores, Secretários Municipais, Representantes de Associações, conselhos, sociedade civil e as homenageadas que foram as Irmãs Franciscanas Hospitaleira da Imaculada Conceição : IRMÃ CLEUZELI LIMEIRA DE SOUZA que chegou em Campo Formoso no ano de 1978, vinda da cidade de Teixeira na Paraíba; IRMÃ MARGARIDA DE JESUS REIS que chegou em Campo Formoso no ano de 1972, vinda da cidade de Paraíba no Piauí e a IRMÃ VIRGILINDA DA CONCEIÇÃO DE BARROS DIAS que chegou em Campo Formoso no ano de 1979, vinda de Portugal. A conferência começou com o credenciamento e um café da manhã, apresentação cultural do Grupo PRÓJOVEM CRAS SÃO FRANCISCO, formação da mesa e o uso da palavra pelas autoridades e palestras:
POLÍTICAS PÚBLICAS E A SEGURIDADE SOCIAL NA SAÚDE – PALESTRANTE Dr. Joede Siloní Azevedo Alves, Médico especialista em medicina do trabalho.
AVANÇOS E DESAFIOS NA GESTÃO MUNICIPAL – PALESTRANTE Dra. Pollyanna Malta Araújo, Odontologa e Secretária Municipal de saúde.
SUS: PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL – PALESTRANTE Dra. Maria Luíza Gonzaga de Meneses, Médica Mestre em Saúde Publica.
OS DESAFIOS DA GESTÃO DO SUS PARA A REORIENTAÇÃO DO SISTEMA DE SAÚDE – PALESTRANTE Enf. Leandro de Andrade Ferreira, Especialista em Gestão do Trabalho, Especialista em Unidade de Terapia Intensiva e Consultor Técnico da Cidade de Pindobaçu.
Após o almoço os delegados foram divididos em três sub-eixos:
- Políticas de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade universalidade e equidade.
- Participação da comunidade e controle social
- Gestão do SUS ( Financiament; Pacto pela Saúde e Relação Publico x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde).
As 15H30mts. houve a plenária final com apresentação das propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual em setembro, oito delegados foram eleitos para a conferência Estadual.
Por fim houve um coquetel e música ao vivo com o cantor Rude Marlos.