OBRIGADO PELA VISITA.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Medo e stress provocam paixão


Como surgem sentimentos de paixão? Pela teoria dos dois fatores do psicólogo social Stanley Schachter da Universidade Columbia, as emoções aparecem quando interpretamos excitação fisiológica de origem sexual de modo cognitivo. Conferimos a elas, por assim dizer, uma etiqueta correspondente: euforia, tristeza, raiva etc. Mas, se há várias fontes de excitação, o cérebro parece ter problemas para distingui-las. Situações dramáticas, portanto, podem aumentar sensivelmente o amor apaixonado. Esse fenômeno é ilustrado pelo chamado efeito Romeu-e-Julieta. Os dois famosos adolescentes tiveram de lutar pelo seu amor contra a resistência de todos a sua volta. Não seria espantoso que ambos interpretassem a sua excitação em parte como expressão de seu interesse mútuo. De fato, pesquisas confirmam que pais que quiserem evitar relacionamentos românticos dos filhos acabaram por alcançar o contrário: a pressão de fora fortalece os sentimentos de um pelo outro. Chama a atenção que a maior intensidade dos sentimentos amorosos parta de emoções negativas, como medo e stress. Mas também o desejo por aventura ou a excitação emocional em competições esportivas podem funcionar como elixir do amor.

CPI METRÔ DE SALVADOR


Autor do requerimento da CPI do Metrô de Salvador, o deputado estadual Elmar Nascimento (PR) era só alegria ontem com o fato de o colegiado poder ser finalmente instalado e começar a trabalhar. Sua próxima tarefa agora é conseguir com que os partidos finalmente indiquem seus membros para compor o colegiado e, de uma vez por todas, iniciar os trabalhos.

DEPUTADOS APRESENTAM MENOS PROJETOS EM 2010


Ainda que o número de projetos apresentados não seja um critério substancial para a análise do desempenho dos deputados estaduais, o Jornal A Tarde apurou que neste ano os parlamentares da Assembleia Legislativa pisaram no freio na elaboração de propostas. Até então foram 50 projetos de lei e uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). No mesmo período do ano passado, já haviam sido apresentados 96 projetos de lei. Em 2010 foram apresentados também 129 moções e 204 indicações, que são simples conselhos aos demais poderes. A média da presença em plenário até agora foi de 76,9%, mas com a aproximação da campanha eleitoral, este número tende a diminuir: “No segundo semestre, os parlamentares se ausentam bastante. Vamos nos esforçar para votar muitos projetos no primeiro semestre, para deixar número menor de matérias para o segundo”, afirmou o deputado Waldenor Pereira (PT), líder da bancada governista. Como forma de pressionar os parlamentares a participar das votações, o presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT), decidiu divulgar a presença dos deputados na internet, e cortar o ponto dos faltosos em dia de votação. Esse corte significa uma perda média de R$ 400 no salário de R$ 12,5 mil.