OBRIGADO PELA VISITA.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Energia Eolica em Campo Formoso



A energia eólica - produzida a partir da força dos ventos - é abundante, renovável, limpa e disponível em muitos lugares. Essa energia é gerada por meio de aerogeradores, nas quais a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. A quantidade de energia transferida é função da densidade do ar, da área coberta pela rotação das pás (hélices) e da velocidade do vento.


A avaliação técnica do potencial eólico exige um conhecimento detalhado do comportamento dos ventos. Os dados relativos a esse comportamento - que auxiliam na determinação do potencial eólico de uma região - são relativos à intensidade da velocidade e à direção do vento. Para obter esses dados, é necessário também analisar os fatores que influenciam o regime dos ventos na localidade do empreendimento. Entre eles pode-se citar o relevo, a rugosidade do solo e outros obstáculos distribuídos ao longo da região.

O município de Campo Formoso detém de todo esse potencial para a geração de energia eólica. Os parques eólicos que serão construídos estão em fase de licenciamento ambiental e a previsão é de que em 2015 comecem a construção. Nessa fase de implantação são vários processos, inclusive o de implantação do plano de comunicação com as comunidades em torno dos parques. Estivemos acompanhando uma dessas reuniões da empresa Atlantic Energia parceira da Casa dos Ventos, que está avaliando como as comunidades estão absorvendo as informações passadas principalmente pelo programa de Rádio. O objeto do programa é mostra para as comunidades envolvidas os impactos positivos e negativos que esse empreendimento trará para as comunidades. Uma das reuniões aconteceu na associação Agropastoril da comunidade de Varsinha que juntamente com as comunidades de Baixão e Belas receberão o Parque denominado Parque Eólico de Morrinhos.

Ouça a entrevista no site: radiofm98.com.br