OBRIGADO PELA VISITA.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

UPA será construída em Campo Formoso




Mais de R$ 1 milhão de reais será destinado para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município


Já foi publicada no Diário Oficial da União a portaria do Ministério da Saúde que habilita a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24) em Campo Formoso, como propôs a Secretaria Municipal de Saúde. Os recursos para a construção da unidade faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e somente na UPA de Campo Formoso será destinada uma verba de R$ 1 milhão e 400 mil reais. “Mais uma conquista para a população de Campo Formoso, que terá uma melhoria no serviço de atendimento médico de urgência”, comemora a Prefeita Iracy Araújo.



As UPAs contribuem para desafogar as urgências dos hospitais do SUS e reduzir o tempo de espera por atendimento, sendo responsáveis pelo atendimento de média complexidade, como vítimas de acidentes e problemas cardíacos.



“A UPA foi criada para dar um atendimento rápido a quem está com um problema urgente de saúde. Pode ser uma criança que quebrou um braço ou que está com febre, ou que está com diarréia, ou teve asma… Mas pode também ser alguém que sofreu um acidente, um infarto, por exemplo. A UPA está preparada para atender a todos esses casos. Lá na UPA tem médico durante todo o tempo, além de uma equipe de enfermeiros, com equipamentos de raio-X, laboratórios para exames, leitos para os pacientes que precisam ficar em observação e até pequenas UTIs. Se o caso for mais grave, o paciente recebe o socorro necessário na UPA, para depois ser transportado, com segurança, para um hospital nas ambulâncias do SAMU”, esclarece a presidenta Dilma Rousseff. . Segundo a presidenta, a maioria dos casos é resolvida na própria UPA. De cada cem pessoas que procuram atendimento nas UPAs, apenas três pessoas precisam ser transferidas para um hospital. As outras 97 resolvem o seu problema lá mesmo e voltam para casa.



Nas unidades, os pacientes são avaliados de acordo com uma classificação de risco, podendo ser liberados ou permanecer em observação por até 24 horas ou se necessário, serão removidos para um hospital de referência. No Brasil, 191 UPAs estão em funcionamento e são divididas em três tipos, conforme a capacidade de atendimento.



Confira a portaria publicada no Diário Oficial da União:



Portaria 1.344



Fonte: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Campo Formoso

Museu Geológico da Bahia faz exposição em Campo Formoso





O Museu Geológico da Bahia realiza em Campo Formoso exposição sobre os recursos minerais da região, sua exploração e a relação com o meio ambiente. A mostra acontece no Clube Social. “É um grande privilégio receber este tão importante museu em nosso município, portanto convido a população para aproveitar esta oportunidade ímpar, visitar a exposição e conhecer mais sobre as riquezas da nossa região”, convida a Prefeita Iracy Araújo.
O Projeto Exposição Itinerante traz peças que representam a vocação geológica da região. “Para a exposição em Campo Formoso estamos expondo aproximadamente 500 peças entre esmeraldas, cromo, calcário e fósseis. Além disso, também temos amostras de rochas e de petróleo e seus derivados”, informa a geóloga Morgana Drefahl, coordenadora do Museu Geológico da Bahia.
O objetivo do projeto é mostrar o quanto a geologia está inserida no dia a dia das pessoas, além de destacar o potencial geológico do Estado da Bahia. “Nesse contexto, Campo Formoso, sem dúvida, é um celeiro geológico e espeleológico de destaque mundial”, comenta Morgana.

Serviço:
Projeto Exposição Itinerante – Museu Geológico da Bahia
Clube Social – Campo Formoso
Dias 24, 25 e 26 de julho
Horários: 8h30 às 12h – 14h às 17h – 18h30 às 20h