OBRIGADO PELA VISITA.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Justiça dá 48 horas para CBF tirar Brasileiro de 1987 do Flamengo


O Sport anunciou que nesta terça-feira que o juiz Francisco Alves, da Segunda Vara Federal, irá notificar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quarta-feira que a entidade terá 48 horas para tirar o título do Brasileirão de 1987. Assim, o clube pernambucano permanecerá como o único campeão daquele ano.

De acordo com o departamento jurídico do Leão da Ilha, a decisão será publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial. A alegação é de que será mantida uma sentença do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre o Sport como único vencedor do torneio, em processo julgado em 1999 e que, em 2001, teve o prazo para se recorrer expirado.

Os departamentos jurídicos da CBF e do Flamengo já preparam como argumento o fato de a entidade que rege o futebol nacional não ter tirado o título do Sport, mas somente declarado o clube da Gávea também como campeão do Brasileirão disputado há 24 anos.

Em 1987, a CBF determinava que dos dois primeiros colocados do Módulo Verde da Copa União (Flamengo e Inter), organizada pelo Clube dos 13, enfrentassem os dois líderes do Módulo Amarelo (Sport e Guarani). Cariocas e gaúchos, no entanto, se recusaram a duelar com pernambucanos e paulistas. Com isso, o Leão da Ilha voltou a jogar contra o Bugre e ficou com o título.

Até 21 de fevereiro deste ano, a CBF considerava o Sport como único campeão, mas seu presidente, Ricardo Teixeira, resolveu dar a conquista também ao seu clube do coração. Assim, abalou ainda mais o Clube dos 13, já que ganhou apoio de Patrícia Amorim, presidente do Flamengo que desfez sua aliança com a diretoria do Clube dos 13.

A vitória do Sport na Justiça também corrobora, por enquanto, o São Paulo como dono da Taça das Bolinhas, oferecida pela Caixa Econômica Federal a quem vencesse pela primeira vez cinco Brasileiros seguidos desde 1975.

O troféu foi entregue ao Tricolor paulista no início de fevereiro, seguindo definição anunciada pela CBF em 2010. Ricardo Teixeira, porém, não se posicionou mais sobre o assunto ao validar o título de 1987 para o Flamengo, que pleiteia também na Justiça a posse da taça.