OBRIGADO PELA VISITA.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Comunidade quilombola denuncia morte de peixes no Médio São Francisco


A Associação Quilombola Lagoa das Piranhas denunciou ao Ministério Público, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaiba – Codevasf e Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia - Inema, a mortandade de peixes na Lagoa das Piranhas, na zona rural do município de Bom Jesus da Lapa (BA), Médio São Francisco


A comunidade, constituída de aproximadamente 700 pessoas, requereu a adoção de providências imediatas, vez que utiliza a lagoa, uma das maiores da região, para o abastecimento hídrico e alimentar.

Claudio Pereira, membro da associação e também coordenador da Câmara Consultiva Regional - CCR do Médio São Francisco, instância representativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - CBHSF, relatou que a morte de peixes na Lagoa das Piranhas assumiu uma grave proporção, devido ao volume acumulado de peixes mortos e à paralisação das atividades da comunidade quilombola, que está assustada com a situação. Alguns moradores, inclusive, segundo informou, foram acometidos de diarreia.

Grupo discute plano de ações para conservação das cavernas do São Francisco


O secretário executivo do CBHSF, José Maciel Oliveira, participou de uma jornada de reuniões em Brasília, de 5 a 9.11, para monitoramento e busca de melhorias do Plano de Ação para Conservação das Cavernas da Bacia do São Francisco, mais conhecido como PAN das Cavernas. O grupo de trabalho é formado por diversas entidades (entre ongs, órgãos públicos e empresas privadas) e esteve reunido na sede do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas – CECAV, que integra o Instituto Chico Mendes.

O plano foi criado há cerca de um ano por iniciativa do CECAV visando a execução de 136 ações de conservação e preservação do patrimônio espeleológico da bacia do São Francisco. No decorrer da semana, o grupo promoveu o acompanhamento de algumas dessas ações já executadas e discutiu outras previstas para ocorrer até 2017. “A intenção é monitorar e apontar possíveis melhorias para execução dessas ações de conservação das cavernas do São Francisco, para que assim seja cumprido o plano de metas previsto para cinco anos”, afirmou Jocy Brandão Cruz, coordenador do CECAV.




Nova fiscalização é realizada em obras do Alto e Médio São Francisco



A empresa Gama Engenharia e Recursos Hídricos, contratada por meio de licitação pública para fiscalizar os projetos hidroambientais a serem executados ao longo da bacia do São Francisco, realizou novas fiscalizações nas obras do Alto e Médio São Francisco nos dias 06.11 a 08.11.

Na região do Alto, os municípios de Pirapora, Buritizeiro e Guaraciama, localizados em Minas Gerais, receberam a visita dos técnicos da Gama nos dias 06 e 07 de novembro. Essa é a segunda vez que a fiscalização é realizada na região, onde intervenções técnicas ocorrem no Rio Jatobá (Buritizeiro); Córrego da Onça (Pirapora); Rio das Pedras e Córrego dos Buritis (Guaraciama). A empresa responsável pela execução das obras é a Verga Engenharia.

Já o Médio São Francisco teve sua primeira fiscalização efetuada no dia 08 de novembro. O município de Cocos, na Bahia, local onde acontecem as obras, contou com a presença dos especialistas para monitoramento dos trabalhos que estão acontecendo no Rio Itaguari. A empresa Localmaq é a executora do projeto. A previsão é que a Gama Engenharia e Recursos Hídricos realize a cada mês uma nova fiscalização nessas localidades.