OBRIGADO PELA VISITA.

domingo, 20 de outubro de 2013

DEPUTADO CARLOS BRASILEIRO PARTICIPA DE REUNIÃO E APOIA EMANCIPAÇÃO DE TUIUTIBA



O Brasil tem hoje 5570 municípios. Quase 2 mil deles foram criados depois da Constituinte de 1988, que delegou às assembléias legislativas estaduais a decisão sobre sua criação. Em 1996, uma emenda constitucional brecou o processo de multiplicação de novas municipalidades ao exigir que uma lei regulamentasse critérios mínimos para que cidades se desmembrassem de outras, constituindo uma administração própria. Depois de 16 anos de debates difíceis, foi aprovada  no Senado a tal da regulamentação.
O projeto aprovado no Senado, que agora será encaminhado para sanção da presidenta Dilma Rousseff, prevê, entre outras coisas, a realização de Estudo de Viabilidade Municipal, consulta prévia à população local, um número mínimo de habitantes, variando de acordo com cada região, e uma avaliação da “viabilidade econômica” a ser feita pelas assembléias legislativas.
Os Distritos agora se mobilizam para cumprir as etapas desse longo caminho até a emancipação, em Campo Formoso são dois. Tuiutiba e Lages dos Negros. O primeiro já realizou várias reuniões e no último sábado aconteceu mais uma onde o presidente da comissão Marcio Ferreira apresentou dados que estão todos dentro dos critério mínimos exigidos na legislação.
A reunião aconteceu no Colégio Vinícius de Morais e contou com representantes da comunidade de Tuiutiba, Sernivaldo Celestino e Justino Pereira, presidente e vice da comissão pró-emancipação de Lages, Professor Ozelito Souza, Prof. Zé Carlos e o Deputada Estadual Carlos Brasileiro que é membro da Comissão de  Assuntos Territoriais, comissão essa que é importante no processo de emancipação. É mais um deputado que declara apoio a Tuiutiba e elogiou o andamento do trabalho feito pela comissão especialmente a explanação feita por Marcio Ferreira.