OBRIGADO PELA VISITA.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

XIV JORNADA PEDAGÓGICA





A XIV JORNADA PEDAGÓGICA dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Campo Formoso, teve início nesta última segunda-feira dia 06, no Grêmio da CIMPOR e tem a sua programação até o dia 10. Com o tema EDUCAÇÃO E CULTURA NO SEMIÁRIDO: ESTRATÉGIAS DE VALORIZAÇÃO DO NORDESTINO NO CENTENÁRIO DO REI DO BAIÃO. A Secretaria de Educação homenageia de forma especial o nordestino neste ano que comemora o Centenário do Rei do Baião, o saudoso Luiz Gonzaga. Educar crianças e adolescentes no semiárido é um desafio que implica na adaptação dos currículos nas escolas, na inovação do cotidiano das salas de aulas com enfoque na convivência dos educadores e educandos de acordo com o meio em que vivem. Adaptar currículo as realidades do semiárido campoformosense é um desafio que norteará a XIV JORNADA PEDAGÓGICA com implementação e a avaliação de políticas publicas educacionais que conduzam à formação de uma escola de qualidade. A jornada tem como objetivo envolver docentes e gestores na discussão adaptação, do currículo através de uma análise sobre a prática em sala de aula, refletindo sobre a aprendizagem em todas as áreas do conhecimento, a partir das matrizes de referencia para a Educação Básica.
Estiveram presentes na abertura da jornada, os professores, coordenadores, diretores, auxiliares, a prefeita de Campo Formoso – Iracy Araújo, Secretários municipais, o presidente do Instituto Brasil de Educação – Helber Pacheco e o palestrante do dia Eduardo Shinyashiki que proferiu uma brilhante palestra com o tema ABRACE SUA MISSÃO! VENÇA DESAFIOS! CONSTRUA O FUTURO! Uma palestra que empolgou os presentes, com a magia de envolver, empolgar e motivar de Eduardo, todos saíram melhor do que chegaram.
Eduardo Shinyashiki é consultor organizacional e especialista em desenvolvimento das competências de lideranças e preparação de equipes. Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos. Especialista em Desenvolvimento Humano nos Estados Unidos, Europa, América do Sul, México e Índia. Tem uma trajetória acadêmica dedicada ao estudo e à pesquisa dos aspectos emocionais, mentais e físicos do ser Humano e, como resultado desenvolveu palestras e treinamentos aplicados em campos diferenciados como Educação, Comunicação, Liderança, motivação, Desenvolvimento Humano e Organizacional. Vem realizando Palestras, Congressos e Treinamentos no Brasil e na Europa. Autor de Livros Viva como Você Quer Viver e A Vida é um Milagre.
A JORNADA PEDAGÓGICA inovou este ano apresentando a todos os professores para a discussão dialogada, a Proposta Pedagógica do Município de Campo Formoso. Foi anunciado a Implantação do PROJETO BIBLIOTECA NAS ESCOLAS, uma iniciativa da Prefeitura de Campo Formoso, através da secretaria de Educação que investiu na compra de livros infantis e infanto-juvenis para as unidades escolares. Anunciado também a Implantação do PROGRAM MICROKIDS – Curso de Introdução Digital para alunos de várias escolas do sistema municipal de ensino. 5.800 alunos se beneficiarão desse programa com um sistema midiático, onde os alunos serão alfabetizados com noções básicas de informática. A prefeita Iracy anunciou também que já está licitando a compra de Bandas Marciais por Região, o objetivo é ter em cada Região do município uma Banda Marcial treinada para os eventos do interior e sede.
A Jornada Pedagógica prossegue com oficinas e outras palestras durante toda a semana.