A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) elogiou na última segunda-feira (18) a iniciativa do governo da Bahia em aprovar indenização à família do jornalista Manoel Leal de Oliveira, assassinado em 1998. A reparação foi determinada pelo Comitê Interamericano de Direitos Humanos (CIDH), com aval do governador Jaques Wagner (PT).
Fundador e proprietário do veículo A Região, Leal foi vítima de emboscada quando chegava em casa, no município de Itabuna. Apesar da prisão de alguns pistoleiros da região, o crime ainda continua sem solução.
No texto, a SIP elogia o governo da Bahia pela compensação recomendada pela Comissão. "Esse é mais um passo para garantir que os crimes contra Oliveira e os outros nove jornalistas assassinados na Bahia nos anos 90 não fiquem impunes; e com a esperança que os assassinatos sejam um episódio que fique no passado", disse o presidente da entidade, Alejandro Aguirre.
Segundo informou a agência EFE, recente determinação da CIDH assinada em acordo com o governo da Bahia fará com que o Estado retome as investigações sobre os responsáveis pelo assassinato do jornalista.
Fonte:Portal Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário