Os municípios de Alagoinhas e Serrinha estão entre as cidades baianas que serão contempladas com as unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA). O anúncio será feito pela presidente Dilma Roussef na próxima terça-feira (16), em Brasília. A informação já havia sido confirmada pelo secretário de Educação Profissional do MEC, Eliezer Pacheco, em maio, durante reunião com os deputados Joseildo Ramos (PT) e Rui Costa (PT).“Estamos dando um passo importantíssimo para que possamos oferecer oportunidades para a juventude do interior, descentralizando o ensino e proporcionando formação profissional pública e de qualidade para todos”, comemorou Joseildo.
Em solicitação ao reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e ao campus II da universidade em Alagoinhas, Joseildo levantou a possibilidade de implantar o campus do IFBA no terreno da universidade. “ O Campus II, através de seus departamentos, atendeu nossa solicitação para liberar uma área para implantação do IFBA. Estamos vendo nascer o embrião de um núcleo complementar de educação pública de qualidade”, anunciou.
A Bahia será o estado com o maior número de municípios contemplados na expansão do ensino técnico profissionalizante do governo federal. Além das escolas técnicas, Dilma ainda anuncia a criação de duas universidades federais, uma sediada no oeste, em Barreiras, com campus em Luís Eduardo Magalhães e Bom Jesus da Lapa, e outra universidade no sul do estado, com campus em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. A cidade de Camaçari ganhará uma extensão da UFBA e Feira de Santana terá uma unidade da UFRB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário