OBRIGADO PELA VISITA.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

CAMPANHA POLÊMICA


Uma campanha antifumo que mostra jovens em posição ajoelhada, sugerindo que estejam fazendo sexo oral forçado com um cigarro na boca, está gerando polêmica na França. O anúncio, que começou a ser veiculado nesta segunda-feira, mostra um homem mais velho, de terno, em pé, empurrando a cabeça de um jovem ajoelhado com um cigarro na boca, como se fosse fazer sexo oral. O slogan da campanha é "Fumar significa ser um escravo do tabaco". A campanha foi criada pela associação de Direitos dos Não Fumantes (DNF) com o objetivo de atingir um público mais jovem. Os críticos argumentam que a campanha banaliza o abuso sexual, que sexo não provoca câncer e que a publicidade só irá chocar os mais velhos.
"A campanha trata o abuso sexual como algo trivial. Pior, gera culpa em quem está sendo abusado", escreveu um leitor no site do DNF.
A organização disse que as imagens não mostram nem estupro nem abuso, mas têm o objetivo de criar um impacto, principalmente entre os mais fumantes mais jovens, que não são atingidos por campanhas mais tradicionais.
"A campanha é para conscientizar os jovens que veem o cigarro como um símbolo de emancipação e liberdade, quando na verdade causa dependência e submissão", respondeu um representante do DNF na discussão online.
Enquanto o DNF argumenta que os jovens fumantes tendem a ignorar os males causados pelo cigarro à saúde, os críticos da campanha reclamam que as imagens tão inconvencionais não são eficazes.
"Que eu saiba, sexo oral não provoca câncer", disse a ativista do Movimento de Liberação das Mulheres Antoinette Fouque ao jornal "Le Parisien", que divulgou as fotos da campanha.

Da Agência O Globo

Um comentário:

  1. Nada a ver essa comparaçao entre o fumante e o sexo oral. Pelo o que eu saiba ninguem é forçado a fumar e, embora o uso do cigaro leve o fumante ao vicio e a escravidao, nao é nada forçado nem tao pouco imposto.Enquanto que o sexo oral da forma demostrado na imagem da propaganda,pelo contrario, é algo forçado e constrangedor mas q nao leva a dependecia nem tao pouco a escravidao. Os idealistas dessa propaganda equivocaram-se e foram batante infelizes nessa triste comparaçao!

    ResponderExcluir