OBRIGADO PELA VISITA.

sábado, 29 de dezembro de 2012

PREFEITA IRACY ENCERRA O MANDATO ENTREGANDO OBRAS

A prefeita Iracy entregou no final do seu mandato obras importantes para a população de Campo Formoso. Posto de Saúde da Família do bairro São Francisco, dos povoados de Lage dos Negros, Olho D’água das Pombas, Tuiutiba, quadra coberta em Lage, ginásio coberto do Colégio José Telésphoro .  Alem de deixar outras obras em fase de conclusão como é caso da creche do Bairro Santa Luzia. 







terça-feira, 25 de dezembro de 2012

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA. UMA CHAPA JÁ ESTÁ DEFINIDA





Na última segunda-feira dia 24, em entrevista no Programa 98 Notícias, o vereador e presidente da Câmara Antonio Carlos Nascimento Junior fez a avaliação do seu mandato a frente do legislativo. Falou ainda sobre uma reunião na qual chegaram ao consenso sobre o próximo presidente. A chapa ficou da seguinte forma:    Elmo Nascimento (presidente), Erivelton Curaçá (vice), Nagy Martins (1º secretário), Luciano Jatobá (2º secretário). Edmundo Miranda  será o líder  da bancada de oposição. Os vereadores Elmo, Edmundo, Nagy eLuciano  que também participaram do bate papo desejaram Feliz Natal e falaram da expectativa no legislativo de Campo Formoso. Aparentemente a eleição dessa chapa está tranqüila, mas como eles mesmos dizem que na política tudo muda muito rapidamente é esperar pra ver.

domingo, 23 de dezembro de 2012

ESCOLA DE MUSICA FEZ SUA PRIMEIRA APRESENTAÇÃO NA CONCHA ACUSTICA

Na última sexta-feira dia 21, o publico que compareceu a Concha Acústica da Pça. Herculano Menezes, acompanhou belíssimas apresentações da escola de música municipal de Campo Formoso. O evento realizado pela Prefeitura juntamente com a Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esporte foi a primeira mostra da escola de música com um conserto de final de ano, coral e também uma belíssima apresentação do Grupo Culturart, a peça teatral Quebra Noses.


O público assistiu um vídeo com a trajetória da escola de música, na seqüência a orquestra apresentou três músicas: Em Algum Lugar no Passado, com o professor Edson; Bom Natal com o professor Wellinton e Noite Feliz com o maestro Fernando Dantas. No final das execuções o público aplaudiu de pé, reconhecendo o talento dos alunos. A Escola de Música foi implantada no ano de 2012 e com apenas seis meses de trabalho já mostra o comprometimento da gestora, professores, alunos e pais.





quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Energia Eolica em Campo Formoso



A energia eólica - produzida a partir da força dos ventos - é abundante, renovável, limpa e disponível em muitos lugares. Essa energia é gerada por meio de aerogeradores, nas quais a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. A quantidade de energia transferida é função da densidade do ar, da área coberta pela rotação das pás (hélices) e da velocidade do vento.


A avaliação técnica do potencial eólico exige um conhecimento detalhado do comportamento dos ventos. Os dados relativos a esse comportamento - que auxiliam na determinação do potencial eólico de uma região - são relativos à intensidade da velocidade e à direção do vento. Para obter esses dados, é necessário também analisar os fatores que influenciam o regime dos ventos na localidade do empreendimento. Entre eles pode-se citar o relevo, a rugosidade do solo e outros obstáculos distribuídos ao longo da região.

O município de Campo Formoso detém de todo esse potencial para a geração de energia eólica. Os parques eólicos que serão construídos estão em fase de licenciamento ambiental e a previsão é de que em 2015 comecem a construção. Nessa fase de implantação são vários processos, inclusive o de implantação do plano de comunicação com as comunidades em torno dos parques. Estivemos acompanhando uma dessas reuniões da empresa Atlantic Energia parceira da Casa dos Ventos, que está avaliando como as comunidades estão absorvendo as informações passadas principalmente pelo programa de Rádio. O objeto do programa é mostra para as comunidades envolvidas os impactos positivos e negativos que esse empreendimento trará para as comunidades. Uma das reuniões aconteceu na associação Agropastoril da comunidade de Varsinha que juntamente com as comunidades de Baixão e Belas receberão o Parque denominado Parque Eólico de Morrinhos.

Ouça a entrevista no site: radiofm98.com.br

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Comunidade quilombola denuncia morte de peixes no Médio São Francisco


A Associação Quilombola Lagoa das Piranhas denunciou ao Ministério Público, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaiba – Codevasf e Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia - Inema, a mortandade de peixes na Lagoa das Piranhas, na zona rural do município de Bom Jesus da Lapa (BA), Médio São Francisco


A comunidade, constituída de aproximadamente 700 pessoas, requereu a adoção de providências imediatas, vez que utiliza a lagoa, uma das maiores da região, para o abastecimento hídrico e alimentar.

Claudio Pereira, membro da associação e também coordenador da Câmara Consultiva Regional - CCR do Médio São Francisco, instância representativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - CBHSF, relatou que a morte de peixes na Lagoa das Piranhas assumiu uma grave proporção, devido ao volume acumulado de peixes mortos e à paralisação das atividades da comunidade quilombola, que está assustada com a situação. Alguns moradores, inclusive, segundo informou, foram acometidos de diarreia.

Grupo discute plano de ações para conservação das cavernas do São Francisco


O secretário executivo do CBHSF, José Maciel Oliveira, participou de uma jornada de reuniões em Brasília, de 5 a 9.11, para monitoramento e busca de melhorias do Plano de Ação para Conservação das Cavernas da Bacia do São Francisco, mais conhecido como PAN das Cavernas. O grupo de trabalho é formado por diversas entidades (entre ongs, órgãos públicos e empresas privadas) e esteve reunido na sede do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas – CECAV, que integra o Instituto Chico Mendes.

O plano foi criado há cerca de um ano por iniciativa do CECAV visando a execução de 136 ações de conservação e preservação do patrimônio espeleológico da bacia do São Francisco. No decorrer da semana, o grupo promoveu o acompanhamento de algumas dessas ações já executadas e discutiu outras previstas para ocorrer até 2017. “A intenção é monitorar e apontar possíveis melhorias para execução dessas ações de conservação das cavernas do São Francisco, para que assim seja cumprido o plano de metas previsto para cinco anos”, afirmou Jocy Brandão Cruz, coordenador do CECAV.




Nova fiscalização é realizada em obras do Alto e Médio São Francisco



A empresa Gama Engenharia e Recursos Hídricos, contratada por meio de licitação pública para fiscalizar os projetos hidroambientais a serem executados ao longo da bacia do São Francisco, realizou novas fiscalizações nas obras do Alto e Médio São Francisco nos dias 06.11 a 08.11.

Na região do Alto, os municípios de Pirapora, Buritizeiro e Guaraciama, localizados em Minas Gerais, receberam a visita dos técnicos da Gama nos dias 06 e 07 de novembro. Essa é a segunda vez que a fiscalização é realizada na região, onde intervenções técnicas ocorrem no Rio Jatobá (Buritizeiro); Córrego da Onça (Pirapora); Rio das Pedras e Córrego dos Buritis (Guaraciama). A empresa responsável pela execução das obras é a Verga Engenharia.

Já o Médio São Francisco teve sua primeira fiscalização efetuada no dia 08 de novembro. O município de Cocos, na Bahia, local onde acontecem as obras, contou com a presença dos especialistas para monitoramento dos trabalhos que estão acontecendo no Rio Itaguari. A empresa Localmaq é a executora do projeto. A previsão é que a Gama Engenharia e Recursos Hídricos realize a cada mês uma nova fiscalização nessas localidades.






segunda-feira, 12 de novembro de 2012

RÁDIO ESCOLA



É uma urgência da Educação no atual contexto social, repensar o seu papel educativo frente às tecnologias da comunicação e a rádio é um excelente meio de comunicação que abrange a todas as classes sociais.
A rádio, na escola, leva o aluno a desenvolver a reflexão sobre a linguagem, contribuindo para o pleno exercício da cidadania; analisando estas questões a Prefeita de Campo Formoso, Iracy Andrade de Araújo, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esporte, adquiriu, através do Pregão 70/2010 – FNDE, com recurso livre 22 Kits de rádios para, Colégio Municipal José Telésphoro, Escola Profª Maria do Carmo de A. Maia, Escola Rural Gilcina Carvalho, Escola Reunidas José de Anchieta, Colégio Mun. Dr. Rômulo Galvão, Colégio Dr. Ulisses G. da Silva, Centro Educ. C. da Assoc. de Tiquara, Colégio Antônio Hermógenes Filho, Colégio Mun. Rosalina Gomes de Souza, Colégio Mun. Thierry Lins, Colégio Armando Trajano Maia, Colégio Mun. José Ferreira Jatobá, Colégio Mun. Rosalvo Luiz Celestino, Colégio Mun. Davino Carneiro, Escola de Produção Marechal Rondon, Colégio Mun. Manoel Ricardo de Almeida, Colégio Mun. de Araras, Colégio Dr. Ulisses Gonçalves da Silva, Colégio Mun. João Severo da Cruz ,Colégio José Pereira de Carvalho, contemplando milhares de alunos da sede e do interior.

Essas escolas contempladas irão criar um Projeto vinculado ao Projeto Pedagógico e para isso será necessário haver uma gestão coletiva e democrática dos recursos, da programação e do saber-fazer, para que a Rádio Escolar represente a totalidade dos envolvidos na escola.



sábado, 10 de novembro de 2012

LANÇADO O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO





O Programa Mais Educação foi lançado na sexta-feira dia 09, no Auditório do Colégio Presbiteriano Augusto Galvão, com a presença de secretários da administração municipal, sociedade civil e parceiros. O programa está sendo implementado em 48 escolas do município de Campo Formoso, atendendo um quantitativo de mais de 8 mil alunos em jornada ampliada. O aluno ficará mais de 7 horas na escola e nos espaços educativos, participando assim de atividades complementares ao currículo, abrindo um horizonte de possibilidade.


O Programa Mais Educação, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.

Em dois momentos os presentes aplaudiram de pé as apresentações dos alunos da escola de musica que apresentaram uma orquestra e um coral. Já são frutos da escola de musica implantada na gestão da Prefeita Iracy que já sonhava com a questão da escola integral.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A DIFÍCIL ADAPTAÇÃO DOS MORADORES DO RESIDENCIAL VIDA NOVA CAMPO FORMOSO


No Programa 98 Notícias de quinta-feira,  01 de novembro, fizemos uma reportagem ao vivo do RESIDENCIAL VIDA NOVA CAMPO FORMOSO, onde os moradores  relataram os problemas que vem enfrentando no Residencial. Antes mesmo de falar da reportagem em si, quero destacar que a partir desse trabalho o Programa 98 Noticias vai estar mais presente nos Bairros nas Ruas ou até mesmo nos povoados, atendendo as solicitações dos ouvintes com o objetivo de dar um destaque maior a um determinado assunto,reivindicações ou informações do dia a dia. Justamente pelo fato de recebermos muitas ligações dos morados do Vida Nova Campo Formoso que fizemos esse bate papo com alguns do moradores que enfrentam dificuldades de adaptação, convivência e apoio. Alguns reclames dependem tão somente de um empenho ou uma melhor organização por parte dos mesmos. Por exemplo, a coleta do lixo é feita as quarta e sábados, mas algumas pessoas insistem em colocar o lixo em dias diferentes, a escolha de síndicos, a presença de pessoas de outros bairros, a dificuldade de adaptação aquele tipo de moradia etc. Outros assuntos dependem de órgãos competentes como no caso do mau cheiro que está exalando da estação de tratamento de esgoto, esse tem que ser resolvido o mais rápido possível, a demora por parte da Coelba na instalação da energia em alguns dos apartamentos, a ausência da assistência social na parte de orientação aos moradores a falta de segurança entre outros assuntos que foram relatados pelos moradores de um residencial que ficou lindo, trouxe esperança de conquista da casa própria mas que ainda há muito o que se fazer visto que apenas uma parte foi entregue no dia 19 de setembro, beneficiando mais de duzentas e cinqüenta famílias e a outra etapa está prevista para  este mês de novembro, onde mais famílias irão chegar  o que poderá aumentar ainda mais os problemas já existentes.





quarta-feira, 31 de outubro de 2012

SAC Móvel estará em Campo Formoso

Serão disponibilizados os serviços de emissão de documentos, recadastramento de pensionistas e ouvidoria Geral do Estado

No dia 4 de novembro, o SAC Móvel estará em Campo Formoso. A unidade móvel do Serviço de Atendimento ao Cidadão ficará na Praça Dr. José Gonçalves, no horário das 8 às 18 horas. Serão oferecidos os serviços de carteira de identidade, antecedentes criminais, recadastramento de pensionistas, Ouvidoria Geral do Estado e cadastro de pessoa física.

A Superintendência de Atendimento ao Cidadão esclarece que a 1ª via da Carteira de Identidade é gratuita, entretanto, nos casos de emissão de 2ª e 3ª vias, mudança de estado civil e retificação de assentamento será cobrada uma taxa de R$ 25,25. Os demais serviços são gratuitos.

Confira quais os documentos necessários para tirar os documentos:


CARTEIRA DE IDENTIDADE



1ª VIA:
Levar Certidão de Nascimento, original ou cópia autenticada por tabelião

2ª VIA, MUDANÇA DE ESTADO CIVIL OU CORREÇÃO ORTOGRÁFICA:

- Solteiro(a):Levar Certidão de Nascimento, original ou cópia autenticada por Tabelião.
- Casado(a): Levar Certidão de Casamento, original ou cópia autenticada por Tabelião.
- Viúvo(a): Levar Certidão de Casamento e de Óbito, originais ou cópias autenticadas por Tabelião.

- Separado(a) ou divorciado(a): Levar Certidão de Casamento averbada com sentença do Juiz.

ATENÇÃO: Não serão aceitas Certidões contendo rasuras, manchas, borrões, emendas ou perfurações.

FOTO: Para qualquer caso, apresentar 02 fotos 3x4 iguais, em preto e branco ou coloridas com FUNDO BRANCO.

CERTIFICADO DE ANTECEDENTES CRIMINAIS
Apresentar Carteira de Identidade
CPF – CADASTRO DE PESSOA FÍSICA
Carteira de Identidade
Título de Eleitor
Comprovante de residência com CEP
CEPREV – Recadastramento e orientações sobre benefícios para Pensão
Apresentar Carteira de Identidade e CPF (Xerox e original)
Comprovante de residência (Xerox e original)
Último contracheque do pensionista (Xerox e original)
Extrato de conta corrente Bradesco do pensionista

OUVIDORIA GERAL DO ESTADO
Receber, encaminhar e acompanhar denúncias, reclamações e sugestões dos cidadãos relativas à prestação de serviços públicos em geral

Fonte: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Campo Formoso



segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Abertas as inscrições para o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Campo Formoso – CMDCA, divulgou o edital Nº 001/2012 que abre as inscrições para os interessados em participar do processo de escolha dos membros que representam a sociedade civil para o mandato 2012/2014.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de novembro, na sede da Secretaria Municipal de Ação Social, situada a Rua Hipólito Ribeiro, 13, no horário das 8 às 14 horas. Somente podem pleitear candidatura os membros da sociedade civil com os seguintes requisitos: possuir personalidade jurídica; atuar há mais de 2 anos no município; atuação comunitária na área de atendimento; defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente.
“Todo o processo terá como base a Lei Nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA e as Leis Nº 146/91 e Nº 12/2003 do Município de Campo Formoso – Bahia”, cita o edital. A eleição será realizada no dia 14 de novembro de 2012, na sede da Secretaria Municipal de Ação Social.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Campo Formoso





sábado, 20 de outubro de 2012

Corrida marca as comemorações do Outubro Rosa em Campo Formoso‏




Centenas de mulheres participaram da I Corrida Contra o Câncer de Mama que aconteceu na última quinta-feira (18). A ação fez parte da programação do Outubro Rosa, movimento internacional que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Mulheres de todas as idades participaram do evento que trouxe o tema para o centro das discussões. “A prática esportiva é de fundamental importância para a qualidade de vida e para prevenção de doenças como o câncer. Por isso, parabenizo a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família pela iniciativa do evento”, comentou a Prefeita Iracy. Além da corrida, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou o preenchimento de guias para realização de mamografias.
Estatísticas – O câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres brasileiras. Para 2012, o Inca tem a estimativa de 52 mil novos casos de câncer de mama diagnosticados no país.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Campo Formoso





terça-feira, 16 de outubro de 2012

Oficinas de Penedo discutirão novo formato do Programa de Revitalização do São Francisco



Agora é oficial: vai ser mesmo em Penedo, no próximo dia 27 de novembro, a primeira oficina do Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco em seu novo formato. A decisão foi adotada na última quarta-feira (10.12), na sala de reuniões da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente, com as presenças do Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano - SRHU do MMA, Pedro Wilson, que dirigiu a reunião, do presidente da Agência Nacional de Águas - ANA Vicente Andreu, do presidente da Codevasf, Elmo Vaz e do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - CBHSF, Anivaldo Miranda, além de representantes de vários ministérios e autarquias federais.

A reunião foi convocada para que todos pudessem opinar sobre as alterações a serem feitas no decreto presidencial que criou o programa e, dentre outras modificações, incorpora representantes do CBHSF na composição do Conselho Gestor do programa, que pretende articular todas as ações e investimentos públicos no território da bacia hidrográfica do Rio São Francisco, que engloba grande percentual de áreas de seis Estados e até do Distrito Federal. A incorporação do CBHSF é uma antiga reivindicação do Comitê e fruto de uma recomendação do Tribunal de Contas da União - TCU ao Ministério do Meio Ambiente e à Codevasf.

Durante a reunião o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, ressaltou a sabedoria da recomendação feita pelo TCU e pontuou a importância da participação do CBHSF no Conselho Gestor do programa, como elemento de reforço à democracia participativa, que deve permear todas as ações do poder público. Segundo ele, o Comitê da Bacia do São Francisco poderá contribuir de maneira incisiva na busca pela sinergia que deve permear a execução dos programas governamentais, na mobilização da população para entender, apoiar e influir nas escolhas do programa e na criatividade que deve prevalecer quando do estabelecimento de prioridades, parcerias e projetos.

Copyright © 2012 . Todos os direitos reservados.






FICHA TÉCNICA:

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação do CBHSF



Dia da criança atrai centenas de pessoas à Praça





Projeto Brincadeira de Criança também será realizado no povoado de Laje dos Negros, no dia 20

Em comemoração ao dia 12 de outubro, Dia da Criança, a Prefeitura de Campo Formoso realizou a segunda edição do projeto Brincadeira de Criança. O evento foi realizado na sexta-feira (12), na Praça Herculano Menezes, e reuniu milhares de famílias que levaram suas crianças para comemorar a data. “O evento foi destinado a criança e a família, com uma tarde de lazer e serviços”, comentou a Prefeita Iracy Araújo.
A abertura do evento foi realizada pela Banda Marcial do Colégio José Telésphoro que saiu em caminhada do Cais até a Concha Acústica. Em seguida foi a vez do Grupo Recart, de Brejo Grande apresentar um jogral. O psicólogo Charles Farias Barbosa falou sobre os serviços do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS.
No palco a banda Sambakent apresentou músicas infantis; foram distribuídos brindes entre as crianças; além disso, palhaços fizeram a animação e foi montada uma área de brinquedos com cama elástica e piscina de bolinhas. Nos estandes foram oferecidos os serviços de saúde bucal, pescaria, cantinho do bebê, alimentação e outros.
E o projeto não ficará restrito a sede, as crianças de Laje dos Negros e região também terão uma tarde de lazer no dia 20 de outubro (sábado), das 13 às 17 horas. “Estamos levando o projeto para as crianças de Laje e região, uma vez que ficam mais distantes da sede”, anuncia Iracy.



Fonte: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Campo Formoso



quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Blitz e corrida mobilizam mulheres de Campo Formoso sobre o câncer de mama

Ações fazem parte do movimento Outubro Rosa que estimula a participação da sociedade nas questões relativas à doença.
Na próxima quarta-feira, 17 de outubro, a Prefeitura de Campo Formoso realiza uma blitz na Praça Herculano Menezes para conscientizar a população a respeito do câncer de mama. A ação é parte da programação do Outubro Rosa, movimento internacional que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Além da blitz, será realizada a I Corrida Contra o Câncer de Mama, no dia 18 de outubro, quinta-feira, a partir das 8 horas, com concentração em frente à sede da Prefeitura de Campo Formoso. “Convidamos as mulheres de todas as idades a participarem da I Corrida Contra o Câncer de Mama e se informarem sobre como a prevenção é importante para evitar que a doença avance”, convida a Prefeita Iracy.
As inscrições para a corrida podem ser realizadas na sede da Secretaria Municipal de Saúde, em horário comercial e na academia Geração Saúde. Haverá premiação para os primeiros colocados e sorteio de brindes entre os participantes.
Estatísticas – O câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres brasileiras. Para 2012, o Inca tem a estimativa de 52 mil novos casos de câncer de mama diagnosticados no país. Até 2014, o Ministério da Saúde vai investir R$ 4,5 bilhões para fortalecer o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo de Útero e Mama, lançado pela presidenta Dilma Rousseff no ano passado.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Campo Formoso

sábado, 22 de setembro de 2012

QUEM MAIS SE EMOCIONOU


Uma semana com muitas inaugurações pela administração da Prefeita Iracy Araújo, deixou muita gente emocionada inclusive a prefeita. Realmente foram entregues três grandes obras. A primeira a aconteceu na última quarta-feira (19) a inauguração do Residencial Vida Nova Campo Formoso, o primeiro empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida a ser construído no município. Destinado a famílias com renda de até R$ 1,6 mil, a obra beneficiou mais de mil pessoas, somente nesta primeira etapa. Composto por 16 blocos de quatro apartamentos, sendo quatro unidades por andar, o empreendimento tem no total 16 unidades habitacionais por bloco, cada uma com área privativa de 43,22m², distribuídos em 2 quartos , sala, banheiro, cozinha e área de serviço. O custo estimado de cada unidade é de R$ 41,4 mil. A emoção de receber a chave da residência própria, muitos pagando apenas R$ 25,00 por mês, era muito grande.


Na manhã de sexta-feira dia 21, no povoada de Tiquara foi a vez de sentir a emoção no rosto das mães de família, crianças, professores e o orgulho da comunidade em receber uma das maiores obras do povoado. Construída com recursos próprios, a nova Creche Carmélia Régis possui 5 salas de aula, refeitório, dormitórios, cantina, parquinho, sala de leitura, espaço para eventos, além de sua estrutura física seguir todas as exigências dos projetos do FNDE. A tarde foi a vez dos jovens e os professores de Poços se emocionarem com a quadra coberta do Colégio Rômulo Galvão, que possui arquibancadas e palco fixo para realização de eventos de médio porte. Um presente para o colégio que fez aniversaria no dia seguinte 22/09. E teve mais emoção: a família do saúdoso Salomão Galvão de Carvalho, representada pela a viúva, prof. Zélia, ficou emocionada quando ouviu que o nome da quadra levaria o nome de SALOMÃO GALVÃO DE CARVALHO. Uma justa homenagem!

As obras não param, em breve a Prefeitura inaugura a Escola Quilombola de Lages dos Negros, Quadras Cobertas em Brejão da Caatinga e São Tomé. É obra por todo lugar do município. “Até 31 de dezembro entregarei outras obras importantes para o povo de Campo Formoso”, antecipa a Prefeita Iracy Araújo.


terça-feira, 18 de setembro de 2012

SEMANA NACIONAL DO TRANSITO

NA SEMANA NACIONAL DO TRANSITO DE 18 A 25 DE SETEMBRO, A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESTÁ DESENVOLVENDO NAS ESCOLAS O PROJETO PEDAGÓGICO EDUCAÇÃO NO TRANSITO, ABORDANDO VÁRIOS TEMAS RELACIONADOS AO TRANSITO E FINALIZARÁ COM UMA PASSEATA NAS RUAS NO DIA 25 COM A SEGUINTE PROGRAMAÇÃO:


PRIMEIRO PONTO DE ENCONTRO - PRAÇA 11 AS 09:00HS

SEGUNDO PONTO DE ENCONTRO - RUA QUINTINO BOCAIÚVA

TERCEIRO PONTO DE ENCONTRO – PRAÇA DOS MINÉRIOS, SAINDO EM CAMINHADA PELAS PRINCIPAIS RUAS DA CIDADE, TERMINANDO NA PRAÇA DA PREFEITURA.

PARTICIPE DESTE MOMENTO IMPORTANTE DE EDUCAÇÃO NO TRANSITO.

O PROJETO PARA A MELHORIA DO TRANSITO EM CAMPO FORMOSO É DE AUTORIA DA PEDAGOGA E ESTUTANTE DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO NO TRÂNSITO - UNEB. EDILENE SILVA DE ARAÚJO.



segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Oficina no Submédio conclui apresentação do Plano de Comunicação


A CDLJ Publicidade, empresa responsável pela execução do programa de comunicação do CBHSF, realizou no última quinta-feira (13.09), na cidade de Campo Formoso, na Bahia, a última Oficina Participativa de Comunicação, finalizando o processo de interlocução com os membros do Comitê sobre o tema. A oficina reuniu os membros da CCR do Submédio São Francisco, contando ainda com as presenças de comunicadores locais e representantes de comitês afluentes do São Francisco, entre os quais os do Rio Pajeú, que corta o território pernambucano, e do Rio Salitre, na Bahia.
Como em outras oportunidades, a oficina constou de uma apresentação geral do programa, feita pela coordenadora de Comunicação Malu Follador, e uma parte de envolvimento maior dos membros, que, distribuídos em grupos de trabalho, sugeriram estratégias para tornar a comunicação mais eficaz na região, atingindo os diferentes públicos.
A Oficina Participativa de Comunicação cumpriu o objetivo de informar internamente sobre o Plano de Comunicação do CBHSF. O primeiro encontro realizado reuniu os membros da Direc, no mês de maio, na cidade de Belo Horizonte/ MG. A segunda oficina ocorreu em junho, também na capital mineira, reunindo os membros da CCR do Alto São Francisco. A terceira, no mês de julho, reuniu em Penedo/AL os membros da CCR do Baixo São Francisco. A quarta oficina foi aplicada para os membros da Câmara Técnica de Plano, Progrmas e Projetos - CTPPP, no mês de setembro, em Brasilia/DF. Finalmente, o quinto encontro foi realizado com os membros da CCR do SubMédio. Existe ainda a possibilidade de a Oficina de Comunicação ser realizada junto aos povos tradicionais: proposta neste sentido foi encaminhada à Direc.



Câmara do Submédio realiza reunião em Campo Formoso


A Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco realizou reunião nos dias 12 e 13.09 na cidade baiana de Campo Formoso, a 401 quilômetros de Salvador, para discutir temas do interesse da CCR e do próprio CBHSF. Ao final, uma das decisões mais significativas foi a de se realizar visita, num prazo de 30 dias, a experiências hidroambientais de referência, a exemplo do Base Zero, em Pernambuco, como forma de indicar ajustes às intervenções previstas para a região. As obras a serem realizadas propõem benefícios para a nascente do rio Pajeú e a microbacia do Córrego da Onça, respectivamente nos municípios de Brejinho e Afogados da Ingazeira, ambas em território pernambucano.
Outra questão importante discutida durante o encontro diz respeito às vagas nunca ocupadas pelo Estado da Bahia na composição do Comitê do São Francisco. A ideia é que a CCR sugira ocupantes para estas vagas, que posteriormente precisariam ser validados pela plenária. Definiu-se ainda pela proposição de uma moção para requerer o enquadramento da região do entorno da Barragem de Sobradinho, na Bahia, na área de jurisdição da CCR do Submédio São Francisco. Segundo os membros da CCR, todos os documentos relativos à própria criação do Comitê comprovam o enquadramento nessa região.
Ao longo dos dois dias de reunião, os membros também discutiram sobre questões regimentais, participaram da Oficina de Comunicação, promovida durante a manhã do dia 13 pela Assessoria de Comunicação do Comitê do São Francisco, e, por último, no período da tarde desse mesmo dia, realizaram uma visita técnica ao leito do Rio Pacui, considerado único rio perene da Bacia do Rio Salitre, localizada na região.
Conduzida pelo coordenador da CCR do Submédio, Antonio Carlos Valadares, o Totonho, a reunião da CCR do Submédio ocorreu no Colégio Glicínia Carvalho, em Campo Formoso, e contou com a participação, além de membros da Câmara Consultiva, de representantes dos Comitê dos Rios Pajeú e Salitre e também da prefeita de Campo Formoso, Iraci Andrade, que se pronunciou na abertura do evento destacando a necessidade de união para enfrentar os sérios problemas do Rio Salitre, que corta o município.

FICHA TÉCNICA:


Fotos: Malu Follador, Suzana Alice Pereira, Ricardo Coelho

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação do CBHSF







sábado, 8 de setembro de 2012

DESFILE CÍVICO DE 07 DE SETEMBRO EM CAMPO FORMOSO






A Secretaria de Educação manteve a tradição e realizou o desfile cívico de 7 de setembro em Campo Formoso, consciente do seu papel formador e transformador da cultura local, sabendo da importância de favorecer os valores cívicos e patrióticos, a Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esporte, proporcionou aos cidadão campoformosenses, o desfile de 7 de setembro, em comemoração a Independência do Brasil, valorizando a cultura sertaneja, através do legado de Rei do Baião. Foi justamente esse o diferencial do desfile as homenagens  ao centenário do Rei do Baião que cantou e decantou a realidade do Sertão. Todas as escolas trabalharam com esse tema, fazendo com que esse desfile se tornasse um dos mais bonitos que Campo Formoso já viu. A escola de música que foi implantada esse ano já gerou frutos, uma belíssima apresentação do coral do município cantando o Hino Nacional, Hino da Independência e um grande clássico de Luiz Gonzaga, a morte do vaqueiro. O trabalho foi regido pelo Prof. de musica Fernando Dantas. O desfile terminou com as apresentações da Fanfarra de Campo Formoso FAMCAF e uma belíssima apresentação do Grupo Culturat rememorando a historia de Luiz Gonzaga, este ícone popular.

Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco se reúne em Campo Formoso

Nos dias 12 e 13 de setembro Campo Formoso sedia reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O evento será realizado no auditório da Escola Rural Gilcina Carvalho, a partir das 9 horas.

O objetivo da reunião é mostrar as ações do Comitê referentes à revitalização e debater os assuntos da bacia do São Francisco. Campo Formoso foi indicado pelo Comitê da Bacia do Salitre para sediar o evento. Finalizando o encontro será realizada uma visita técnica ao leito seco do Rio Salitre – em São Tomé.
O evento é aberto ao público e a confirmação de presença deve ser feita através do email anakarinaccrsubmedio@agbpeixevivo.org.br.
Serviço:
Reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco
Dias: 12 e 13 de setembro de 2012
Local: Auditório da Escola Rural Gilcina Carvallho

BA 220, Km 08 – Campo Formoso/BA

Horário: 9h00

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

POTENCIAL TURÍSTICO DE CAMPO FORMOSO


Na última sexta-feira dia 24, aconteceu no Auditório do Colégio Augusto Galvão um Seminário sobre turismo na Chapada Norte.


Mas o que mais chamou atenção foi a falta de interesse dos campoformosenses e também de outros município para o importante tema.

O turismo.

A prefeitura, através da prefeita Iracy, que defende e aposta no turismo, fez um grande esforço, trazendo esse evento e os técnicos da Bahiatursa.

Os convites foram enviados para todos os setores.

Spot em Rádio divulgando o evento.

Entrevista no 98 Noticias.

Mais pouca gente deu importância.

Não tem desculpa.

O município tem interesse em desenvolver o turismo.

Mais os próprios campormosenses não se atentaram pelo tema.

O potencial turístico da Chapada Norte é percebido facilmente.

O potencial de Campo Formoso é ainda maior.

No entanto ainda pouco explorado.

Apenas o turismo de eventos voltados para as festas juninas.

Falta difundir explorar e consolidar as demais áreas.

Como o turismo ecológico, geológico, cientifico e de negócios.

Exploração essa que em um curto espaço de tempo, poderíamos observar grandes benefícios sociais.

A exploração do potencial turístico de Campo Formoso depende de todos.

Todas as cadeias devem ser envolvidas.

O turista precisa de tudo.

Um bom atendimento no comércio.

Hotéis preparados .

Transporte .

Culinária.

Estradas bem conservadas.

Guias treinados.

Feira livre! Sim até feira livre é uma atração para o turista estrangeiro.

É toda uma cadeia que bem explorada amplia as possibilidades de desenvolvimento para a o município.

Não vou nem citar o que Campo Formoso tem em potencial turístico.

A lista é enorme.

Só de cavernas já temos mais de oitenta catalogadas.

Tem município que só tem duas e se acha.

Mas os campoformosenses não se atentaram para isso.

No seminário faltaram gerentes de hotéis.

Estudantes.

Professores.

Poucos comerciantes compareceram..

Artesãos, uma vez que o artesanato é um dos potencias turísticos de Campo Formoso.

Sites da cidade não deram importância ao tema.

Associações.

O turismo precisa de todos de toda a rede.

Em sua fala, o técnico da Bahiatursa Sr. Divaldo Borges elogiou prato servido no Bar e Restaurante da Ivete (carne de bode com queijo).

Disse que só viu em Campo Formoso.

Um representante do citado Restaurante esta presente no evento.

Mas os representantes dos principais Hotéis não estavam.

Assim como muita gente que poderia ter participado do evento.

O desenvolvimento turístico depende de todos.

É assim nas cidades mais visitadas do Brasil.

Definitivamente o povo de Campo Formoso ainda não se atentou ao potencial turístico que nossa cidade tem.

Como também não tem o direito de dizer que a nossa belíssima Campo Formoso não é atrativa.

Não tem opções de passeios.

Não se desenvolve.

Talvez você não esteja fazendo a sua parte!