O Ministério das Cidades abre Edital para apresentação de propostas com vistas à celebração de convênio entre entidades de direito privado sem fins lucrativos e a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades visando apoiar eventos temáticos do setor.
Prazo: 31 de dezembro de 2011
Mais informações e envio de proposta pelo Portal dos Convênios - Siconv: https://www.convenios.gov.br/siconv/
Ministério da Cultura abre Edital para Capacitação na área de Audiovisual
O Ministério da Cultura abre Edital para Capacitação de artistas, técnicos e produtores na área Audiovisual. O Edital tem como objetivo o treinamento e aperfeiçoamento profissional, por meio da realização de cursos, palestras, workshops, oficinas, seminários, etc., bem como por meio da concessão de bolsas de estudos.
Até 21 de novembro de 2011
Mais informações e envio de proposta pelo Portal dos Convênios - Siconv: https://www.convenios.gov.br/siconv/
Fundação BB e parceiros selecionam cooperativas de catadores
A Fundação Banco do Brasil torna público o Edital para que cooperativas de catadores de recicláveis apresentem propostas ao projeto 'Fortalecimento da Infraestrutura de Cooperativas de Catadores para Coleta, Transporte e Comercialização de Materiais Recicláveis - Logística Solidária Cataforte'. Além da Fundação Banco do Brasil, são parceiros do 'Logística Solidária' a Petrobras, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES e a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego.
O Edital vai selecionar propostas de cooperativas sem fins lucrativos voltadas diretamente às atividades de coleta, transporte e comercialização de material reciclável. As ações selecionadas serão apoiadas pela Fundação Banco do Brasil, com recursos dos parceiros, por meio de convênio. As propostas devem ser voltadas para o aumento da capacidade produtiva da cooperativa - como o incremento de faturamento, renda e inclusão de novos postos de trabalho - ou para a estruturação e fortalecimento da mesma, mediante aquisição de veículos para coleta, transporte e comercialização.
A seleção abrange a participação de cooperativas voltadas diretamente às atividades de coleta e processamento de material reciclável, de todo o território nacional, de qualquer região, estado e município, incluindo o Distrito Federal, desde que integradas por catadores de materiais recicláveis.
Para acessar o Edital acesse o link: http://www.fbb.org.br/home.htm
OBRIGADO PELA VISITA.
sexta-feira, 29 de julho de 2011
terça-feira, 26 de julho de 2011
CAMPO FORMOSO 131 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Campo Formoso completa neste dia 28 de julho, 131 anos de emancipação política, e a prefeita Iracy Araújo convida toda a população campoformosense para receber os presentes e comemorar juntos de acordo com a programação abaixo.
28 de julho (quinta-feira)
8h00 - Hasteamento da Bandeira;
Inauguração da Prefeitura Antiga e do Museu de Campo Formoso;
09h00 - Maratona de abertura da XII Olimpíada Intercolegial;
11h00 - Revitalização do Posto de Saúde Paulo Sudré
Inauguração do Centro de Reabilitação;
14h00 - Lançamento da Pedra Fundamental do Ginásio de Esportes do Colégio José Telésphoro;
14h30 - Lançamento da Pedra Fundamental do Projeto Lagoa da Vila dos Sonhos (Projeto de mais de 2 milhões);
16h00 - Desfile cívico de abertura da XII Olimpíada Intercolegial de Campo Formoso;
17h30 - Banda Sambakente na Praça da Feira Livre.
29 de julho (sexta-feira)
15h00 - Inauguração da Quadra de Esportes do Colégio Ulisses Gonçalves, no Povoado de Tuiutiba.
Feira livre no semiárido é tema de exposição fotográfica
O cotidiano das feiras livres do semiárido é o tema da exposição fotográfica “Quilo de Feira”, que traz 15 imagens capturadas em sete localidades nos municípios de Jaguarari, Senhor do Bonfim e Uauá.
A exposição é fruto do livro “Quilo de Feira” – ainda não publicado – apresentado pelo jornalista Álvaro Luiz como Trabalho de Conclusão do Curso de Comunicação da Uneb – Juazeiro.
As fotos mostram produtos, personagens, hábitos, expressões culturais etc. presentes no dia a dia das feiras nordestinas nas cidades do interior.
O trabalho, já exposto em Juazeiro, Salvador e Senhor do Bonfim chegou a Campo Formoso,a exposição começou no dia 25 de julho no anexo da biblioteca Municipal Romulo Galvão, onde fica até o dia 04 de agosto.
sexta-feira, 22 de julho de 2011
PROJETO LAGOA DOS SONHOS
Com recursos próprios, a Prefeita Iracy Araújo anuncia o início do Projeto Lagoa dos Sonhos que cria uma orla com grande infra-instrutora em Campo Formoso. A pedra fundamental da obra será lançada no dia 28 de julho, aniversário da cidade. Após a conclusão da obra, a Lagoa dos Sonhos se transformará num parque com estrutura de restaurante, praça de esportes com quadras poliesportivas e parque infantil, praça, pista de caminhada e ciclovia, píer e área de estacionamento. Toda esta estrutura será bem vinda, mais o que a população aguada com mais ansiedade é a pista de caminhada, visto que cada vez mais pessoas aderem esta atividade e em Campo Formoso não dispomos de um local ideal para esta prática.
Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional em Senhor do Bonfim
A regularização fundiária e das terras das comunidades tradicionais; o investimento na agricultura familiar; a eliminação do uso de agrotóxicos; a diversificação do plantio de alimentos; o aumento do aleitamento materno e da construção de cisternas; e a qualidade da alimentação escolar foram alguns dos principais pontos discutidos hoje (21) no primeiro dia da Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) dos Territórios Piemonte Norte do Itapicuru e Piemonte da Diamantina. Mais de 200 delegados, da sociedade civil e do poder público, estão reunidos no Colégio Estadual Teixeira de Freitas, em Senhor do Bonfim, para elaborar as diretrizes da região para acabar com a insegurança alimentar nos 19 municípios que compõem os territórios participantes.
A Conferência, que termina amanhã (22) e tem como tema “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos”, é realizada pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (CONSEA-BA), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), a secretaria Executiva do Grupo Governamental de SAN e a Coordenação Estadual de Territórios. Deste evento sairão 68 delegados para a Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontece de 08 a 10 de setembro, no Hotel Fiesta, em Salvador.
“Nós estamos debatendo os meios pelos quais podemos superar o problema da insegurança alimentar na Bahia e no Brasil. Infelizmente, o nosso Estado ainda não tem uma política específica de SAN, mesmo com milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar”, afirmou o presidente do CONSEA-BA, Naidison Batista. Segundo ele, é a partir das conferências territoriais que a sociedade civil e o poder público constroem as conferências estadual e nacional e “é este o momento que elaboramos juntos a Política e o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, sabendo quais as populações mais atingidas por aquele problema em cada região”.
Para o coordenador do Território do Piemonte da Diamantina, Fredson Rodrigues, segurança alimentar “não é só ter comida na mesa, é saber de onde, por quem e como foi feito, a qualidade de cada alimento que é consumido”. “Precisamos criar os instrumentos necessários para acabar com a insegurança alimentar no nosso país. Só para se ter uma idéia, são poucos os municípios que tem conselhos de SAN e os que têm não funcionam. Então, necessitamos provocar a sociedade civil para que ela se mobilize, junto com o governo, e faça com que a lei que busca a segurança alimentar e nutricional adequada para todos os brasileiros saia do papel e aconteça”, acrescentou o coordenador.
A coordenadora do Território Piemonte Norte do Itapicuru, Bernadete Rocha, destacou que, para compreender a situação da insegurança alimentar e nutricional no país, é preciso fazer um resgate histórico. “No nosso Território, as comunidades tradicionais, como as quilombolas e indígenas, são as mais afetadas por este problema. Mas aqui também temos iniciativas maravilhosas para melhorar essa situação, como a fábrica de biscoitos de Alto Bonito, que oferece subprodutos da mandioca, e a feira da agricultura familiar do Piemonte Norte do Itapicuru, que gera renda para centenas de famílias e é destaque também no município de Senhor do Bonfim”, citou Bernadete.
Os trabalhos da Conferência estão sendo orientados por três eixos: 1- Avanços, ameaças e perspectivas para a efetivação do Direito Humano à alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; 2- Planos Estadual e Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; 3- Sistemas Estadual e Nacional de SAN e Políticas Estadual e Nacional de SAN. Ainda hoje acontecerão os grupos de trabalho para elencar os principais situações de insegurança alimentar e nutricional dos Territórios que devem estar nos Planos.
Abertura - Participaram da abertura os secretários de Administração e Planejamento de Senhor do Bonfim, George de Melo, de Assistência Social de Senhor do Bonfim, Fátima Brasileiro, e de Capim Grosso, Josefa de Oliveira, o secretário executivo do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Piemonte Norte do Itapicuru, Yon Fontes, a coordenadora da Superintendência de Inclusão e Assistência Alimentar da Sedes, Miryam Belo, e, representando os povos e comunidades tradicionais de Fundo e Feixo de Passos, José da Silva, além de Naidison Batista, Bernadete Rocha e Fredson Rodrigues.
A Conferência, que termina amanhã (22) e tem como tema “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos”, é realizada pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (CONSEA-BA), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), a secretaria Executiva do Grupo Governamental de SAN e a Coordenação Estadual de Territórios. Deste evento sairão 68 delegados para a Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontece de 08 a 10 de setembro, no Hotel Fiesta, em Salvador.
“Nós estamos debatendo os meios pelos quais podemos superar o problema da insegurança alimentar na Bahia e no Brasil. Infelizmente, o nosso Estado ainda não tem uma política específica de SAN, mesmo com milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar”, afirmou o presidente do CONSEA-BA, Naidison Batista. Segundo ele, é a partir das conferências territoriais que a sociedade civil e o poder público constroem as conferências estadual e nacional e “é este o momento que elaboramos juntos a Política e o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, sabendo quais as populações mais atingidas por aquele problema em cada região”.
Para o coordenador do Território do Piemonte da Diamantina, Fredson Rodrigues, segurança alimentar “não é só ter comida na mesa, é saber de onde, por quem e como foi feito, a qualidade de cada alimento que é consumido”. “Precisamos criar os instrumentos necessários para acabar com a insegurança alimentar no nosso país. Só para se ter uma idéia, são poucos os municípios que tem conselhos de SAN e os que têm não funcionam. Então, necessitamos provocar a sociedade civil para que ela se mobilize, junto com o governo, e faça com que a lei que busca a segurança alimentar e nutricional adequada para todos os brasileiros saia do papel e aconteça”, acrescentou o coordenador.
A coordenadora do Território Piemonte Norte do Itapicuru, Bernadete Rocha, destacou que, para compreender a situação da insegurança alimentar e nutricional no país, é preciso fazer um resgate histórico. “No nosso Território, as comunidades tradicionais, como as quilombolas e indígenas, são as mais afetadas por este problema. Mas aqui também temos iniciativas maravilhosas para melhorar essa situação, como a fábrica de biscoitos de Alto Bonito, que oferece subprodutos da mandioca, e a feira da agricultura familiar do Piemonte Norte do Itapicuru, que gera renda para centenas de famílias e é destaque também no município de Senhor do Bonfim”, citou Bernadete.
Os trabalhos da Conferência estão sendo orientados por três eixos: 1- Avanços, ameaças e perspectivas para a efetivação do Direito Humano à alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; 2- Planos Estadual e Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; 3- Sistemas Estadual e Nacional de SAN e Políticas Estadual e Nacional de SAN. Ainda hoje acontecerão os grupos de trabalho para elencar os principais situações de insegurança alimentar e nutricional dos Territórios que devem estar nos Planos.
Abertura - Participaram da abertura os secretários de Administração e Planejamento de Senhor do Bonfim, George de Melo, de Assistência Social de Senhor do Bonfim, Fátima Brasileiro, e de Capim Grosso, Josefa de Oliveira, o secretário executivo do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Piemonte Norte do Itapicuru, Yon Fontes, a coordenadora da Superintendência de Inclusão e Assistência Alimentar da Sedes, Miryam Belo, e, representando os povos e comunidades tradicionais de Fundo e Feixo de Passos, José da Silva, além de Naidison Batista, Bernadete Rocha e Fredson Rodrigues.
sexta-feira, 15 de julho de 2011
PROJETO ENCRUZILHADA DE DIREITOS REALIZA AÇÕES NO INTERIOR DA BAHIA
Nos próximos dias 25, 26 e 27 de julho, o CEAFRO realiza mais uma ação do Projeto Encruzilhada de Direitos no interior da Bahia. A agenda de atividades será realizada em Senhor do Bonfim (local a ser definido) com os municípios que compõem o Território Piemonte Norte do Itapicuru, realizando ações de formação com lideranças femininas da região.
Segundo a coordenadora executiva do CEAFRO, Vilma Reis, o encontro visa "Inserir a discussão sobre violência contra as mulheres negras na pauta de atuação dentro dos municípios da Bahia, construindo-se um pacto da não violência contra a mulher negra, e atuando pela garantia e afirmação dos seus direitos".
O projeto, que visa o enfretamento à violência contra mulheres e meninas negras na Bahia, realiza-se com o apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e do estado da Bahia- SPM/PR, que coordena o Pacto Nacional de Enfretamento à Violência Contra as Mulheres.
Segundo a coordenadora executiva do CEAFRO, Vilma Reis, o encontro visa "Inserir a discussão sobre violência contra as mulheres negras na pauta de atuação dentro dos municípios da Bahia, construindo-se um pacto da não violência contra a mulher negra, e atuando pela garantia e afirmação dos seus direitos".
O projeto, que visa o enfretamento à violência contra mulheres e meninas negras na Bahia, realiza-se com o apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e do estado da Bahia- SPM/PR, que coordena o Pacto Nacional de Enfretamento à Violência Contra as Mulheres.
quinta-feira, 14 de julho de 2011
Biblioteca Municipal valoriza a cultura local
A Biblioteca Municipal Rômulo Galvão promove um encontro com os poetas Zelito (José Florêncio Sobrinho), Givaldo Nunes, Célio Junior e Miltinho. Toda população está convidada a participar deste encontro, que acontece no dia 22 de julho, sexta-feira, às 15 horas, na referida Biblioteca.
“É na valorização da cultura que se resgata o civismo e promove à cidadania, a participação da população é muito importante”, comentou Iracy Araújo, Prefeita de Campo Formoso, reforçando o convite.
FONTE:
Departamento de Comunicação da Prefeitura
“É na valorização da cultura que se resgata o civismo e promove à cidadania, a participação da população é muito importante”, comentou Iracy Araújo, Prefeita de Campo Formoso, reforçando o convite.
FONTE:
Departamento de Comunicação da Prefeitura
quinta-feira, 7 de julho de 2011
NÃO É A MAIOR DO MUNDO, MAIS É A MAIOR DE CAMPO FORMOSO
O agricultor Manoel Messias Santos Lima popular Muel que possui uma pequena lavoura no povoado de Alvaçã- Fazenda Paus Cumprido, com plantação de milho, feijão, melancia e abobora ficou surpreso com o resultado da colheita desse ano, pois não é comum colher aboboras desse tamanho e acredita que seja a maior de Campo Formoso, pesando em média 35KG. É tão grande o número de agricultores que modifica geneticamente suas plantações, que eles regularmente batem novos recordes, cada vez mais impressionantes, mais o Sr. Muel garante que apenas molhava as plantas e que as chuvas do mês de março que foram muito boas na região contribuiram para o crescimento das aboboras. Muel diz que está contente e agora colhe os frutos de sua dedicação.
Biblioteca Municipal Rômulo Galvão exibe filme “Uma feira livre” de Nivaldo Miranda
Nesta sexta, dia 15 de julho, a Biblioteca Municipal Rômulo Galvão exibe o filme “Uma Feira Livre”, de Nivaldo Oliveira. A exibição acontece a partir das 15 horas na biblioteca localizada na Praça Luiz Viana, em Campo Formoso.
O Filme é fruto do microprojeto cultural selecionado em 2009 e que contemplou todas as cidades do semiárido brasileiro, uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Articulação Institucional/SAI, a Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura da Bahia.
O Filme é fruto do microprojeto cultural selecionado em 2009 e que contemplou todas as cidades do semiárido brasileiro, uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Articulação Institucional/SAI, a Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura da Bahia.
Assinar:
Postagens (Atom)